top of page
Foto do escritorMar Bahia

Documentário sobre Aleixo Belov é único brasileiro em festival de cinema italiano

O curta documentário biográfico 'Belov: Uma Vida no Mar' é o único representante brasileiro no festival de cinema italiano que reúne curtas com temática ligada ao esporte, aventura e à conservação ambiental. O ONA Short Film Festival é parceiro oficial da UniTwin Network, rede global promovida pela UNESCO, e organizado pela ONA Sounds, produtora especializada na criação de trilhas sonoras para marcas como National Geographic e Netflix.

A obra sobre Aleixo Belov foi produzida e dirigida por Tiago Abubakir, numa homenagem em vida ao navegador ucraniano radicado em Salvador, que já deu cinco voltas ao mundo.


"É muito gratificante estar representando a Bahia e o Brasil com uma história tão inspiradora. O ONA Short Film Festival traz, anualmente, uma gama seleta de curtas-metragens e representa uma excelente oportunidade para networking dentro da indústria cinematográfica e do âmbito da promoção da conservação ambiental", destaca Abubakir.


O ONA Short Film Festival ocorrerá de 5 a 7 de setembro deste ano, na Ilha de San Sevolo, no centro de Veneza. Serão três dias de programação, com exibições noturnas de 23 curtas, ao ar livre em telão Airscreen. O festival também oferece workshops com experts da indústria cinematográfica, colóquios e premiações.

Anualmente, cerca de 1,5 mil espectadores comparecem ao evento, entre filmmakers, aventureiros, atletas, pesquisadores e representantes de marcas conceituadas de diversos países. O júri da premiação reúne especialistas renomados da comunicação, veteranos do cinema mundial e pesquisadores da UNESCO.


"Acho que esse curta tem um forte elo com o incentivo à conservação ambiental. Para além das circum-navegações, Aleixo Belov, uma das figuras mais emblemáticas do universo do mar no Brasil, é o fundador do Museu do Mar, importante difusor dos valores do mar, voltado à formação de novos entusiastas e pesquisadores, e, por conseguinte, à potencialização da Economia do Mar, e à promoção da saúde oceânica como um todo", reforça o cineasta Tiago Abubakir.


Ficha técnica de 'Belov: Uma Vida no Mar'

Direção: Tiago Abubakir

Produção: Tiago Abubakir

Argumento: Tiago Abubakir e Luiz Humberto Campos

Imagens: Leonardo Papini, Aleixo Belov e Tiago Abubakir

Edição: Tiago Abubakir

Patrocínio: Paraguaçu Engenharia e Rede Outlight

Apoio institucional: Fundação Aleixo Belov e WWI Brasil


Sobre o ONA Short Film Festival


O ONA Short Film Festival tem como objetivo compartilhar histórias transformadoras de esportes ao ar livre, natureza e consciência ambiental.

Data: 5 a 7 de setembro de 2024

Onde: Ilha de San Servolo, Veneza

Número de categorias de premiação: 12

Site: onafilmfestival.com


Sobre Aleixo Belov


Aleixo Belov nasceu em 09 de janeiro de 1943 em Merefa, na Ucrânia, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, a Ucrânia fazia parte da União Soviética e estava ocupada pelas tropas alemãs. Aleixo Belov deixou sua cidade natal aos sete meses de nascido, nos braços de sua mãe ucraniana Zinaida, do seu pai russo Dimitri, e da sua irmã Olga, dois anos mais velha que ele. Ele chegou ao Brasil em 1949, de navio, quando já tinha 6 anos.


Belov cresceu em Salvador. Tornou-se engenheiro civil, mergulhador e navegador, além de professor da cadeira de Portos da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Toda sua vida profissional foi trilhada em obras marítimas. Há 40 anos está à frente da Belov Engenharia Ltda.


Como navegador, Belov também entrou para a história. Ele deu cinco voltas ao mundo, das quais três delas sozinho, a bordo do veleiro Três Marias, que ele mesmo construiu no quintal de casa. Com o Veleiro Escola Fraternidade, deu sua quarta volta ao mundo, desta vez acompanhado de 26 alunos. A quinta viagem por todo o planeta aconteceu em 2018. As viagens de Belov já lhe renderam 7 livros publicados, além de fotos, textos e vídeos que estão expostos no Museu do Mar Aleixo Belov, gerido pela fundação que leva seu nome.

Comments


bottom of page