top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Du Chef: do Surf para a Cozinha



Unir paixões pode trazer mais surpresas do que se imagina. Foi assim que o chef baiano Lucius Gaudenzi misturou surf e gastronomia em um único negócio, apreciado diariamente no restaurante Du Chef, em Salvador.


“O mar faz parte da minha vida. Fui surfista profissional durante muitos anos, minha família é de Periperi, sou filho de pais italianos e baianos. Sou um ítalo-suburbano! (Risos). Então, desde pequeno tenho com o mar uma relação perfeita. Quando parei de competir, busquei alternativas de trabalho e estudo que fossem paraísos de surf, com o mar sempre por perto. Durante este tempo, passei pelas águas da Califórnia, Havaí, Flórida, Bali, Taiti, México, Peru e muitos outros. Meus dois maiores prazeres são surfar e estar na cozinha”, confessa Lucius.


O chef trabalha na cozinha desde 1990, tem formação internacional, com especializações que incluem a renomada escola de gastronomia francesa, Le Cordon Bleu. Mas, só em 2016 resolveu finalmente abrir o seu restaurante. “Em um ato de coragem, em plena crise, quando muitos restaurantes estavam fechando, decidi investir em meu sonho, reunindo oportunidade de mercado e abrindo um lugar com a minha assinatura e todos os sabores que conheci pelo mundo. O restaurante é na frente do mar; aliás, a cozinha está na área nobre do espaço, pois fica de frente para o mar, onde passo mais tempo”, declara.


Os pratos do Du Chef trazem nomes de locais por onde Lucius já surfou pelo mundo. Entre os diversos pratos oferecidos estão Chicama (Peru), que traz ceviche com seleção de peixes e frutos do mar com ma rinado exclusivo, Praia de Gaia (França), com vieiras frescas grelhadas em manteiga de trufas negras e vinho branco, Jericoara (Ceará), um dos mais pedidos, com lagosta cavaquinha grelhada em manteiga de ervas finas acompanhada de risoto de açafrão. Há ainda opções veganas, infantis e de menus degustação, que oferecem de cinco a sete pratos personalizados pelo chef – da entrada à sobremesa e com possibilidade de harmonização com vinhos. (R$120,00 a R$220,00).




O nome pode até soar estranho, mas o modo de preparo e a simplicidade deste prato traduz o jeito leve e prático de viver dos pescadores e homens do mar. Recentemente a iguaria ganhou destaque no programa Food Truck (GNT), gravado em Salvador, onde o chef Lucius prepara a moqueca nas pedras do Farol da Barra. “Esse é um prato que eu amo porque é tradicional e simples que aprendi com os pescadores. Como acordava muito cedo para surfar, os encontrava chegando à terra, com os barcos cheios de peixes frescos. Então, por volta das 6h da manhã, já estávamos fazendo essa moqueca super básica (cebola, alho, pimenta, azeite, água do mar, o peixe e fogo!”, finaliza.


---

O Quê: Du Chef Arte e Gastronomia Onde: Rua Afonso Celso, 70 Farol da Barra, Salvador. Quanto: $$$ Contato: (71) 3042-4433 / 99192-1590 Funcionamento: Aberto de Ter à Sáb: 12h-00h ▪️ Dom: 12h-17h


Fotos: Mar Bahia/Du Chef

0 comentário
bottom of page