• Mar Bahia

Encontradas novas manchas de óleo em praia do litoral norte

Esta semana foi identificada a presença de resíduos oleosos na Praia de Itacimirim. Dentre outros órgãos, uma equipe da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi deslocada ao local a fim de avaliar as condições da área afetada, bem como iniciar a preparação para remoção dos resíduos. Paralelamente, foi criado um grupo de trabalho entre a Marinha e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Prefeitura Municipal de Camaçari.

Na terça-feira (29), foram coletadas amostras do material recolhido, que estão sendo encaminhadas para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), que vai identificar se os vestígios apresentam o mesmo perfil químico dos resíduos oleosos que atingiram a costa brasileira, em 2019. Cabe ainda informar que, após uma criteriosa avaliação feita pelos órgãos ambientais, foi iniciada na quarta-feira (30), uma operação de remoção dos resíduos que se encontram presos às rochas.


Durante a ação, foram retirados cerca de 300 kg de material, que corresponde 60% dos

resíduos identificados. O material oleoso possui consistência pastosa rígida, aparecendo somente na maré baixa, misturado à areia da praia. As ações de remoção estão sendo realizadas de maneira cuidadosa, sob supervisão de pessoal técnico do IBAMA, INEMA e ICMBio. Caso aviste óleo nas praias, disque 185.

0 comentário