top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Festival celebra os Saveiros do Recôncavo

De 24 a 26 de novembro a cidade de São Félix, no Recôncavo baiano, realiza o Festival de Saveiros do Recôncavo – Festa Náutica 2023, um grande encontro dos saveiros da Bahia, que tem o propósito de resgatar a memória e preservar este tipo de embarcação, valorizando a sua salvaguarda como patrimônio do nosso estado, e fomentar o turismo náutico baiano.

Foto: Nilton Souza

Durante os três dias de festa, que tem como clímax o “Bordejo dos Saveiros pelas Águas do Paraguaçu”, será realizada uma rica programação cultural, educativa e de cunho social, com limpeza das margens do Rio Paraguaçu, plantio de árvores, palestra, Feira de Artesanato, Economia Criativa e Agricultura Familiar, encontros de esportes náuticos, exposição de carros antigos e shows musicais.


O Festival de Saveiros do Recôncavo é uma realização da Q’Legal Produções, Um Som & Imagens e Wandick Vieira. Tem o patrocínio da SETUR – Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, SDR - Secretária de Desenvolvimento Rural e CAR - Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional e da Prefeitura de São Félix.


Para o professor e pesquisador Fábio Batista, especialista História Social e Práticas Culturais, os saveiros representam o período de apogeu da economia do Recôncavo Baiano e da Baía de Todos os Santos. “Em decorrência da própria dinâmica econômica da região a embarcação foi perdendo espaço na paisagem. Por isso o Festival de Saveiros tem um papel muito relevante, primeiro porque resgata a memória da cultura dos saveiros e também traz para centralidade do evento os Mestres Saveiristas, reconhecendo o ofício, os seus saberes e protagonismo na história da Bahia. Em suma, a realização do festival abre a possibilidade de articular no presente a cultura dos saveiros com a dinâmica do turismo náutico, cultural e histórico da Baía de Todos os Santos”, finaliza.


Programação - No dia 24 de novembro, sexta-feira, o Festival de Saveiros do Recôncavo – Festa Náutica 2023 será aberto às oito da manhã com o trabalho de limpeza nas margens do Rio Paraguaçu. Neste dia haverá também a palestra do pesquisador e professor Fabio Batista, na Câmara de Vereadores de São Félix, sobre o tema ”A Importância dos Saveiros para a Economia do Recôncavo, em Especial a Cidade de São Félix”. Haverá também Feira de Artesanato, Economia Criativa e Agricultura Familiar, a chegada dos saveiros no Cais de São Félix pelo Rio Paraguaçu e o show de Tiago Manga, que convida Raimundo Sodré.


No dia 25 de novembro, sábado, as águas do Rio Paraguaçu serão movimentadas por encontros de esportes náuticos com jet-ski, canoagem, hobie-cat e lanchas e será aberta a exposição de carros antigos CCAR. Também haverá o plantio de arvores na área verde do Cais do Porto, feito por voluntários, além de uma noite de shows com três artistas da região.


Bordejo - No dia 26 de novembro, a partir das 15h, na cidade de São Félix, será dada a largada para o “Bordejo pelas Águas do Paraguaçu” que vai circundar a Pedra da Baleia e retornar para o cais de São Félix. Esse bordejo se transformou no grande desfile dos saveiros do recôncavo, passando a enaltecer os mestres Saveristas e sua tripulação ainda em atividade.


Confira a programação completa:


Dia 24 de novembro – Sexta-feira


08:00 Limpeza das margens do Rio Paraguaçu


09:00 Palestra ”A Importância dos Saveiros para a Economia do Recôncavo, em Especial a Cidade de São Félix”, na Câmara de Vereadores, com o professor e pesquisador Fábio Batista


16:00 Abertura da Feira de Artesanato, Economia Criativa e Agricultura Familiar 16:30 Chegada dos Saveiros no Cais de São Félix


20:00 show de Fabricio Muniz


22:00 show de Tiago Manga, que convida Raimundo Sodré


Dia 25 de novembro – Sábado


09:00 Feira de Artesanato, Economia Criativa e Agricultura Familiar


10:00 Exposição de Carros antigos


13:00 Encontro recreativos com caiaques, hobie cat, Jet Ski etc..


15:00 Plantio de mudas de Pau Brasil na área verde do Cais de Sçao Félix


20:00 show de Magno Mendes


22:00 show de Natan Gomes


00:00 show da banda A Dona da Situação


Dia 26 de novembro – Domingo


09:00 Feira de Artesanato, Economia Criativa e Agricultura Familiar


10:00 Exposição de Carros antigos


13:00 show do grupo Afrodescendente


14:00 show de Helena Lídia


15:00 Bordejo dos Saveiros


16:00 Samba de Roda Filhos de Nagô


18:00 show de Isaque Gomes


20:00 show de Juninho Cachoeira


0 comentário
bottom of page