Após três dias de intensas chuvas, ventos fortes e mar nada convidativo para navegação na Baía de Todos-os-Santos, as boas condições climáticas estão de volta à maior baía navegável do mundo. É nesse cenário de “Mar de Almirante e Céu de Brigadeiro” que acontece hoje, 11 de Novembro, a Regata Aratu-Salinas 2023, tradicional evento do iatismo baiano, que promete movimentar as águas kirimurês.
Dezenas de veleiros e mais de 300 navegadores partem da Baía de Aratu rumo à bela cidade de Salinas da Margarida. Esse evento já acontece há mais de 30 anos, mas é a primeira vez em que os participantes poderão contar com uma grande estrutura de receptivo – a nova Marina de Salinas da Margarida – uma das diversas obras estruturantes do Governo da Bahia através do PRODETUR BAHIA, sob gestão da Secretaria de Turismo.
TURISMO NÁUTICO
Um dos principais objetivos de evento como esse é a promoção e fomento ao Turismo Náutico na BTS através de um esporte que vem atraindo cada vez mais praticantes não só da Bahia, mas também de outros estados.
Movimenta fortemente a cadeia produtiva associada ao Turismo, incrementando segmentos como hotelaria, bares e restaurantes, transporte, charter náutico, serviços diversos em marinas e clubes náuticos, dentre outros.
CAMPEONATO BAIANO DE VELA DE OCEANO 2023 (CBVO)
Esse ano a REGATA ARATU-SALINAS está fazendo parte do CBVO 2023, o que agrega ainda mais importância ao evento, atraindo ainda mais participantes, e tornando as disputas nas águas ainda mais acirradas.
RECEPTIVO EM SALINAS DAS MARGARIDA
Na chegada da regata, os navegadores serão recepcionados nas novas e modernas instalações da Marina de Salinas da Margarida, onde poderão aportar os seus veleiros com praticidade, conforto e segurança.
No local será oferecido um jantar, seguido de uma animada Cerimônia de Premiação para os velejadores vencedores nas suas respectivas classes, além de sorteio de brindes da “Z6 Náutica” e cortesias do “Restaurante El Capitan”, situado na enseada de Caboto. A trilha musical fica por conta de “Chico Gomes e Banda Marana”, que promete animar todo o grupo.
PERCURSO ÍMPAR
A REGATA ARATU-SALINAS 2023 tem em seu percurso um dos seus maiores atrativos. Após partirem das águas próximas a Ilha de Maré, os navegadores passam por belas regiões como Ilhas dos Frades, onde podemos encontrar a paradisíaca praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a mais visitada da Baía de Todos-os-Santos, e detentora do selo bandeira azul desde o ano de 2015.
Passam também pela Reserva Ambiental da Ilha do Medo, a histórica cidade de Itaparica, considerada o “paraíso da vela no Brasil”, chegando finalmente à tranqüila cidade de Salinas da Margarida.
TURISMO NÁUTICO COM SUSTENTABILIDADE
Os eventos envolvendo embarcações à vela, a exemplo da REGATA ARATU-SALINAS são extremamente sustentáveis. Os veleiros se utilizam da energia mais limpa da natureza como força motriz – a ENERGIA EÓLICA. Outra prática extremamente rigorosa por parte dos velejadores é de que nenhum tipo de lixo é jogado no mar. O lixo só é descartado ao chegar ao porto de destino, e acondicionado em local apropriado.
Outro bem natural bastante valorizado e respeitado pelo velejador é a água. Com capacidade restrita do líquido a bordo, os tripulantes usam a utilizam de forma consciente, não cabendo qualquer tipo de desperdício.
IMPORTANTES PARCEIROS
A Regata Aratu-Salinas tem o Patrocínio Master da SECRETARIA DE TURISMO DA BAHIA, patrocínio da Fundação Aleixo Belov, Restaurante El Capitan (enseada de Caboto) e Grupo LIMAX Energia Solar, e apoio da Z6 Náutica.
Conta com o apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA).
Apoio Institucional da Capitania dos Portos da Bahia, Associação Meninas da Vela e da Associação Náutica da Bahia (ANB)
Apoio de Mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia e do Programa A Bordo, da Rádio Metrópole FM. Informações: vianautica.nautica@yahoo.com.br
Comments