• Mar Bahia

Hidroporto da Ribeira: no mar da Bahia também já pousaram aviões

Quem passa atualmente pela orla da Ribeira, na Cidade Baixa de Salvador, pode não imaginar, mas no mesmo local onde temos uma das vistas mais deslumbrantes da capital baiana, já foi palco de aviões; sim, aviões que "aterrissavam" no mar.

Foto: Reprodução

O oficial Hidroporto da Ribeira começou a funcionar no início da década de 30, quando aviões de patrulha e de passageiros pousavam nas águas da península de Itapagipe. O local era ponto de amerissagem (por se tratar de pousar no mar e não em terra), sobretudo das Forças Armadas, tendo recebido para desembarque diversos políticos, incluindo o então presidente da República, Getúlio Vargas.

Veja também

Grupo anuncia intenções para revitalização do Forte São Marcelo

Fundação Aleixo Belov abrirá as portas ao público


Veja vídeo do Hidroporto da Ribeira


De acordo com o livro “A Cidade da Bahia”, do jornalista e historiador Nelson Cadena, "depois de operar com regularidade durante toda a década de 1940, utilizado pela empresa de aviação Nyrba do Brasil, denominada, a seguir, Panair do Brasil, foi, aos poucos, sendo relegado a um segundo plano, em função de as companhias aéreas passarem a optar pelos aviões de pouso em terra, de maior porte e mais seguros.”(

Em estado de completo abandono, o antigo hidroporto segue sem nenhuma destinação, à exceção de um grupo, que sonha revitalizá-lo, conforme estruturação de projeto e apoio financeiro. Com toda certeza, um presente que Salvador, como Capital da Amazônia Azul, merecia de volta.


#salvador471 #ssa471 #hidroportodaribeira #cbx #itapagipe #cidadebaixa #turismonautico #baiadetodosossantos #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.