Lançamento do Summit Economia Azul reúne profissionais e lideranças no Museu do Mar Aleixo Belov

Em uma tarde de casa cheia no Museu do Mar Aleixo Belov, como parte da programação de outubro do Museu do Mar, numa tarde que reuniu mulheres e sua vivências no mar, foi lançada a pedra fundamental do Summit Economia Azul, evento que será realizado em agosto de 2026, em Salvador, a capital da Amazônia Azul. A iniciativa surge com o propósito de conectar carreiras, comunidades e o futuro do mar, promovendo diálogo, capacitação e desenvolvimento sustentável para toda a costa baiana.

O encontro foi marcado por falas inspiradoras das integrantes do comitê organizador, que conduziram o público a uma verdadeira imersão nas águas da economia azul.
Adhara Leão (@adhara_leao) abriu o evento com um convite simbólico à respiração, conduzindo uma reflexão sobre a importância do mar para a vida humana.
Em seguida, Dávila Kess (@davilakess) destacou como cada fala formou “uma tessitura marítima rica e repleta de potências femininas em um setor historicamente masculino”.
A fala de Renata Malaquias (@eu_errepe), com base em dados e vasta experiência na área naval e portuária, deu solidez ao conceito de Economia Azul e Amazônia Azul, demonstrando como a mentalidade marítima é estratégica para o Brasil.
A pesquisadora Bárbara Calmon (@barbara_calmon) enriqueceu o painel falando sobre a importância dos manguezais, que prestam serviços ecossistêmicos essenciais para a natureza e atuam como sumidouros de carbono. Ao final da sua explanação, apresentou a plataforma educativa em realidade virtual Oceanverse.
Já Taís Bemfica (@taisbemfica), bióloga e velejadora, trouxe a perspectiva prática da sustentabilidade, das baleias e da cooperação: “Um barco à vela e uma vontade podem revolucionar o mundo”, afirmou. Encerrando o painel, Mayara Padrão (@eusoumayarapadrao) trouxe uma citação de Esha Nehir:
“São os pequenos grupos com grandes ideais que possuem o potencial de provocar evolução na sociedade.”

⸻
O Summit Economia Azul nasce com a proposta de ser mais que um congresso ou feira — será um espaço vivo de estudo, diálogo e transformação, reunindo pesquisadores, profissionais, gestores públicos e representantes da indústria marítima, portuária, náutica, energética e ambiental.
Durante o lançamento, o grupo reforçou que o evento busca fortalecer a cadeia de carreiras marítimas da Bahia, promover capacitação técnica e incentivar investimentos em inovação oceânica, sustentabilidade e turismo marítimo, como vetores de desenvolvimento social e econômico.
A equipe expressou agradecimento especial ao Museu do Mar Aleixo Belov por abrir as portas para esse momento simbólico, à comunicadora Gigliolia Sena (@gigliolasena), que mediou a mesa com sua sensibilidade e voz empática, e à representante do comitê Bárbara Calmon, que está presente nas pautas da COP30, levando o nome da Bahia aos principais fóruns globais sobre oceanos.
“Nossa carta náutica está lançada”, resume Dávila Kess.
“Em breve, ela chegará a órgãos públicos, prefeituras e empresas parceiras. Quem quiser somar esforços e fazer parte dessa travessia, será muito bem-vindo.”
⸻
📍 Próximo passo:
O Summit Economia Azul será realizado de 27 a 29 de agosto de 2026, em Salvador (BA).
📲 Interessados em participar do movimento podem entrar em contato via @summiteconomiaazul e (71) 99218-1640






Comentários