Lançamento do Summit Economia Azul reúne profissionais e lideranças no Museu do Mar Aleixo Belov
- Mar Bahia

- 20 de out.
- 2 min de leitura
Em uma tarde de casa cheia no Museu do Mar Aleixo Belov, como parte da programação de outubro do Museu do Mar, numa tarde que reuniu mulheres e sua vivências no mar, foi lançada a pedra fundamental do Summit Economia Azul, evento que será realizado em agosto de 2026, em Salvador, a capital da Amazônia Azul. A iniciativa surge com o propósito de conectar carreiras, comunidades e o futuro do mar, promovendo diálogo, capacitação e desenvolvimento sustentável para toda a costa baiana.

O encontro foi marcado por falas inspiradoras das integrantes do comitê organizador, que conduziram o público a uma verdadeira imersão nas águas da economia azul.
Adhara Leão (@adhara_leao) abriu o evento com um convite simbólico à respiração, conduzindo uma reflexão sobre a importância do mar para a vida humana.
Em seguida, Dávila Kess (@davilakess) destacou como cada fala formou “uma tessitura marítima rica e repleta de potências femininas em um setor historicamente masculino”.
A fala de Renata Malaquias (@eu_errepe), com base em dados e vasta experiência na área naval e portuária, deu solidez ao conceito de Economia Azul e Amazônia Azul, demonstrando como a mentalidade marítima é estratégica para o Brasil.
A pesquisadora Bárbara Calmon (@barbara_calmon) enriqueceu o painel falando sobre a importância dos manguezais, que prestam serviços ecossistêmicos essenciais para a natureza e atuam como sumidouros de carbono. Ao final da sua explanação, apresentou a plataforma educativa em realidade virtual Oceanverse.
Já Taís Bemfica (@taisbemfica), bióloga e velejadora, trouxe a perspectiva prática da sustentabilidade, das baleias e da cooperação: “Um barco à vela e uma vontade podem revolucionar o mundo”, afirmou. Encerrando o painel, Mayara Padrão (@eusoumayarapadrao) trouxe uma citação de Esha Nehir:
“São os pequenos grupos com grandes ideais que possuem o potencial de provocar evolução na sociedade.”

⸻
O Summit Economia Azul nasce com a proposta de ser mais que um congresso ou feira — será um espaço vivo de estudo, diálogo e transformação, reunindo pesquisadores, profissionais, gestores públicos e representantes da indústria marítima, portuária, náutica, energética e ambiental.
Durante o lançamento, o grupo reforçou que o evento busca fortalecer a cadeia de carreiras marítimas da Bahia, promover capacitação técnica e incentivar investimentos em inovação oceânica, sustentabilidade e turismo marítimo, como vetores de desenvolvimento social e econômico.
A equipe expressou agradecimento especial ao Museu do Mar Aleixo Belov por abrir as portas para esse momento simbólico, à comunicadora Gigliolia Sena (@gigliolasena), que mediou a mesa com sua sensibilidade e voz empática, e à representante do comitê Bárbara Calmon, que está presente nas pautas da COP30, levando o nome da Bahia aos principais fóruns globais sobre oceanos.
“Nossa carta náutica está lançada”, resume Dávila Kess.
“Em breve, ela chegará a órgãos públicos, prefeituras e empresas parceiras. Quem quiser somar esforços e fazer parte dessa travessia, será muito bem-vindo.”
⸻
📍 Próximo passo:
O Summit Economia Azul será realizado de 27 a 29 de agosto de 2026, em Salvador (BA).
📲 Interessados em participar do movimento podem entrar em contato via @summiteconomiaazul e (71) 99218-1640










Comentários