• Mar Bahia

Live especial aborda Patrimônio Náutico de Salvador

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove a edição do programa Patrimônio É... deste mês de abril com o tema "Patrimônio Náutico da Cidade de Salvador". A live será transmitida nesta terça-feira (20), às 18h30, no canal da FGM no YouTube, tendo como convidados Marcelo Filgueiras, do Projeto Içar (que o Mar Bahia entrevistou aqui), e Edna França, secretária municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

Foto: Nilton Souza

A mediação será feita por Gabriella Melo, gerente de Patrimônio Cultural da FGM e terá também como um dos temas o Parque Marinho da Barra. Um dos objetivos é despertar o olhar para o que já temos sobre esse patrimônio e a possibilidade de diálogo com outras ações como cultura e turismo na cidade.


Projeto Içar

O Projeto Içar é responsável por elaborar a documentação técnica dos saveiros (em processo de extinção) remanescentes na Baía de Todos-os-Santos. Esse projeto terá como resultado a documentação geométrica detalhada dos saveiros, que são representantes importantíssimos no desenvolvimento econômico brasileiro e da manifestação cultural, principalmente até meados de 1920.


“Quando os mestres (que constroem os saveiros) desaparecerem e os barcos afundarem, não teremos mais esse patrimônio e quem leve a profissão adiante. Não é uma construção como um forte ou uma igreja que ficam abandonados por anos e depois você consegue restaurar”, alerta Marcelo.

0 comentário

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.