top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Marinha apoiará ações de combate à dengue em Salvador

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2o Distrito Naval (Com2oDN), reforçará as ações da Prefeitura de Salvador no combate à dengue, com a participação de 100 militares das Organizações Militares sediadas no município, além de militares do Complexo Naval de Aratu.



No dia 11 de março, foi realizada uma reunião entre o Comandante do 2o Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, a Vice-Prefeita e Secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Andrade Matos Moreira, o Diretor Geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Tavares de Macêdo Almeida e representantes das partes envolvidas. No dia 13, houve outra reunião com foco no planejamento das atividades iniciais.


A primeira ação está marcada para o dia 21 de março, quando os militares receberão orientações dos agentes de saúde da Secretaria de Saúde, acompanhando-os nas visitas a dez escolas municipais previamente selecionadas. Na ocasião, serão realizadas atividades de eliminação de eventuais focos do mosquito Aedes Aegypti, palestras, entrega de panfletos, rodas de conversa e outras atividades de conscientização dos alunos e professores.


A segunda ação ocorrerá no dia 23 de março, quando os militares iniciarão as atividades de controle mecânico e vetorial da endemia nas vilas navais do Morro do Gavazza e da Barragem, localizadas no bairro da Barra e em São Tomé de Paripe, respectivamente. Neste dia, os agentes da Prefeitura e os militares também atuarão nas Organizações Militares da Marinha sediadas em Salvador e em Aratu, como o Com2oDN, a Capitania dos Portos da Bahia, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, o Hospital Naval de Salvador e demais organizações militares do Complexo

Naval de Aratu.



Com estas ações, a Marinha do Brasil soma esforços à Prefeitura de Salvador e reforça a necessidade de adesão da população, atuando de forma educativa na prevenção e controle da dengue. “Estamos unindo esforços para o combate à dengue em Salvador e

planejando ações integradas imediatas. Por isso estamos solicitando o apoio da Marinha do Brasil, que já realiza parcerias com a Prefeitura em outras áreas, para se juntar a nós nessa missão. Na prática, são mais pessoas nas ruas comprometidas e empenhadas nas ações e a confiança que a sociedade tem na Marinha só fortalece nossas ações. É hora de dar as mãos, com a força institucional da Marinha, que se junta aos nossos agentes de endemias contribuindo para o avanço das medidas de cuidado, proteção e prevenção”, afirma a Vice-Prefeita Ana Paula Matos.


Na mesma reunião, o Almirante Cambra ressaltou o histórico de parceria da instituição com a gestão municipal em casos de saúde pública e se mostrou empenhado em colaborar com as ações. "A Marinha sempre estará pronta para ajudar a sociedade e a Prefeitura de Salvador, que também sempre nos apoia quando precisamos. Estamos trabalhando no planejamento dessas ações que serão muito importantes para conscientizarmos a população sobre os cuidados com a dengue".

0 comentário

Comments


bottom of page