Neste sábado (24), a Marinha do Brasil apoiará a realização da 55ª edição da Regata Aratu-Maragojipe, um dos mais tradicionais e importantes eventos náuticos da Bahia e reconhecido como o maior em águas abrigadas do Brasil.
Nesta edição, cerca de 130 veleiros disputarão as provas em um percurso de 35 milhas náuticas (aproximadamente 65 quilômetros) pelas águas da Baía de Todos-os-Santos (BTS) e do Rio Paraguaçu. Além dos veleiros, são esperadas centenas de embarcações, incluindo escunas, lanchas e motos aquáticas que acompanharão a competição.
Visando garantir a segurança da navegação durante o evento, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) coordenará Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário. Ao todo, serão empregadas três embarcações e duas motos aquáticas, além do Aviso de Patrulha “Dourado” e a lancha blindada “Guaiuba”, meios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste. No total, serão empregados cerca de 60 militares que atuarão, também, na fiscalização de embarcações nos terminais marítimos que integram o sistema hidroviário de transporte de passageiros da BTS.
Serão realizadas, ainda, ações conjuntas com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA-PMBA) visando a preservação ambiental da Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape, no Rio Paraguaçu, que integra parte do percurso da regata.
Operação BTS
A ação ocorre no contexto da "Operação BTS", iniciada no dia 19 de agosto, que ocorrerá até o próximo dia 27, tendo como objetivo intensificar as Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário na BTS, com atenção especial às embarcações que realizam o transporte de passageiros. Até o início da operação, foram abordadas 136 embarcações, com 10 notificações emitidas e três embarcações retiradas de tráfego por
descumprimento às Normas da Autoridade Marítima.
Serviço
A Marinha do Brasil incentiva e considera importante a população participar ativamente desse esforço de fiscalização, informando qualquer situação de irregularidade no mar, com envio de fotos e vídeos das ocorrências para o canal de Ouvidoria da CPBA, no email cpba.ouvidoria@marinha.mil.br, ou pelo número (71) 3507-3777. Emergências marítimas e fluviais são atendidas pelo número 185
(SALVAMAR). Serviços que operam 24h por dia.
Comments