top of page

Marinha do Brasil realiza exercício de Defesa de Porto em Madre de Deus

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • 14 de ago.
  • 2 min de leitura

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), conduziu a Operação “Deportex – LE I/2025” no Terminal Aquaviário da Transpetro, em Madre de Deus (BA), que fortaleceu a defesa de porto e reuniu cerca de 200 militares em ações marítimas e terrestres realizadas em 6 e 7 de agosto. Exercícios incluíram ações de controle na área marítima. A defesa de porto consiste em ações destinadas a prevenir ou neutralizar ameaças contra instalações portuárias e seus acessos.


Foto: Marinha do Brasil
Foto: Marinha do Brasil

A realização da operação em parceria com o Terminal Aquaviário de Madre de Deus (Temadre) reafirma o compromisso da Marinha com a segurança da infraestrutura estratégica nacional, e fortalece a integração entre instituições civis e militares. Em operação desde 1956, o Temadre é o principal ponto de escoamento da produção da Refinaria de Mataripe (REFMAT), responsável pelo transporte de diesel, gasolina e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para abastecimento das regiões Norte e Nordeste.


Primeiro terminal aquaviário do Sistema Petrobras a entrar em operação, também movimenta o Oleoduto Recôncavo Sul da Bahia (ORSUB), que abastece os terminais de Jequié e Itabuna.“A operação Deportex representa uma oportunidade ímpar para testar e atualizar os planos de defesa, por meio de simulações realistas que exigem preparo e coordenação das equipes envolvidas”, destacou o Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN).


Foto: Marinha do Brasil
Foto: Marinha do Brasil

Esta foi a primeira edição da Operação “Deportex” em 2025. Em março de 2024, o exercício ocorreu no Terminal Portuário de Cotegipe (TPC), importante para a exportação de grãos, e, em dezembro do mesmo ano, no Porto de Salvador, infraestrutura estratégica para o turismo e a economia baiana. Segundo o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Souza Gomes, a operação exige planejamento minucioso e coordenação precisa entre as organizações militares subordinadas ao Com2ºDN e o terminal envolvido.


“É uma excelente oportunidade para validar os planos de defesa dos portos da Baía de Todos-os-Santos. O exercício permite o adestramento dos militares e a integração dos diversos meios que podem ser empregados em situações reais”, afirmou. Planos de defesa foram atualizados


Mauricio Sacchi, Gerente de Operações de GLP e Gás Natural Liquefeito (GNL) do Temadre, ressaltou o valor da iniciativa para o fortalecimento da cooperação institucional: “A participação da Transpetro na ‘Deportex 2025’ reforça nosso compromisso com a segurança operacional e a preparação para emergências, em parceria com a Marinha do Brasil.”


As informações são da Agência Marinha de Notícias


Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page