top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Comandante da Marinha desembarca em Salvador para homenagem ao Almirante Tamandaré

A Marinha do Brasil inaugura nesta quarta (7) um monumento em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, no Largo da Mariquita – Bairro do Rio Vermelho, Salvador, às 11h. A cerimônia será presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, que, ao término do evento, concederá entrevista à imprensa.

Foto: Marinha do Brasil

Ainda no dia 7, às 16h, será inaugurado, também pelo Comandante da Marinha, o busto do Almirante Marques de Leão, no Largo do Porto da Barra. Os eventos integram uma série de atividades promovidas pela Força ao longo deste ano para comemorar o bicentenário da independência do Brasil e promover a valorização dos vultos notáveis da história naval.


O projeto tem como objetivo difundir, por todo país, os exemplos de abnegação e amor à pátria de heróis nacionais que integraram os quadros da MB. As cerimônias serão abertas ao público e contarão com a presença de autoridades civis e militares, crianças e adolescentes dos Grupos de Escoteiros do Mar, representantes da Sociedade Amigos da Marinha e alunos dos Colégio Militar de Salvador e do Colégio da Polícia Militar da Bahia.


O Almirante Tamandaré – Nascido em 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação de nosso país, a exemplo das lutas pela Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente www.marinha.mil.br independência do Brasil e a Guerra do Paraguai.


Além de militar exemplar e exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem nação brasileira, ao colocar os interesses do Brasil sempre acima da sua própria vontade ou dos seus interesses pessoais. Seus exemplos e virtudes servem como inspiração não somente para as atuais gerações de marinheiros, mas também para os brasileiros de todos os tempos.

0 comentário

Comments


bottom of page