• Mar Bahia

Naufrágio Galeão Sacramento completa 350 anos na Baia de Todos os Santos

No mês de maio um dos naufrágios mais antigos de Salvador completa 350 anos. O Galeão Sacramento, localizado no Banco de Santo Antônio, na Barra, naufragou na Baía de Todos os Santos em 5 de maio de 1668, após sair de Portugal e colidir com um banco de areia, derivando por mais de cinco horas.


Veja também:

Gente do Mar: Francisco Dortas

Mergulhador liberta tubarão-baleia na Baía de Todos os Santos

Carregado com porcelanas chinesas, instrumentos de precisão e canhões de bronze, o navio hoje está a uma profundidade de 15 a 35 metros e ainda é um dos pontos de mergulhos mais visitados pelos praticantes de mergulho em Salvador, mas já sem a riqueza e a concorrência que despertava anteriormente.

Entre os achados arqueológicos do naufrágio encontram-se ainda balas de canhões, mosquetes e arcabuzes; fragmentos de carrinhos de canhão, breu, cavilha e prego em metal; alianças, dedais, botões, faianças, pratos, moringas e imagens sacras. Parte importante desses achados encontra-se no Museu Náutico da Bahia e muito contribui para ampliar o conhecimento da nossa história colonial. Devidamente classificados e protegidos, os salvados do sítio arqueológico do Galeão Sacramento constituem valioso acervo da formação do Brasil.


#mergulho #galeaosacramento #baiadetodososantos #naufragios #barra #marbahia

Fotos: Skark Dive

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.