top of page
Foto do escritorMar Bahia

Naufrágio Galeão Sacramento completa 350 anos na Baia de Todos os Santos

No mês de maio um dos naufrágios mais antigos de Salvador completa 350 anos. O Galeão Sacramento, localizado no Banco de Santo Antônio, na Barra, naufragou na Baía de Todos os Santos em 5 de maio de 1668, após sair de Portugal e colidir com um banco de areia, derivando por mais de cinco horas.


Veja também:

Carregado com porcelanas chinesas, instrumentos de precisão e canhões de bronze, o navio hoje está a uma profundidade de 15 a 35 metros e ainda é um dos pontos de mergulhos mais visitados pelos praticantes de mergulho em Salvador, mas já sem a riqueza e a concorrência que despertava anteriormente.

Entre os achados arqueológicos do naufrágio encontram-se ainda balas de canhões, mosquetes e arcabuzes; fragmentos de carrinhos de canhão, breu, cavilha e prego em metal; alianças, dedais, botões, faianças, pratos, moringas e imagens sacras. Parte importante desses achados encontra-se no Museu Náutico da Bahia e muito contribui para ampliar o conhecimento da nossa história colonial. Devidamente classificados e protegidos, os salvados do sítio arqueológico do Galeão Sacramento constituem valioso acervo da formação do Brasil.


Fotos: Skark Dive

Comments


bottom of page