top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Navios da Marinha participam de operação especial e ficam abertos à visitação

O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia está de volta ao Porto de Salvador atracará nos dias 15 e 16 de janeiro, das 13 às 17h, com entrada gratuita para visitação pública. O navio compõe a Operação Aspirantex-2020, realizada pela Marinha do Brasil (MB), que inclui a 3a Fase da Operação Amazônia Azul- Mar Limpo é Vida! Como parte da Operação, também estarão na capital baiana, de 24 a 27 de janeiro, o Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico, a Fragata União e a Fragata

Liberal.

Foto: Divulgação

O NDCC Almirante Saboia foi incorporado à MB em 2009, sendo batizado com o nome do Almirante de Esquadra Henrique Saboia, Ministro da Marinha no período de 1985 a 1989. O navio, sediado no Rio de Janeiro, já participou de viagens ao Haiti, quando realizou o transporte de equipamentos e pessoal para as tropas brasileiras que atuaram na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti – MINUSTAH. O navio possui 137,5 metros de comprimento e um deslocamento de até 7000 toneladas, quando carregado. Entre suas principais tarefas, realiza o transporte de carga e tropa, contribuindo com operações anfíbias.


Operação Aspirantex-2020


Ao todo, participam da Operação cerca de 2900 militares, incluindo 244 Aspirantes, distribuídos pelos diversos navios participantes. Vale ressaltar que nos dias 17,18 19 e 25 e 26 de janeiro, durante a estadia dos navios nos portos visitados, haverá visitação pública, no período de 14 às 18 horas.


0 comentário
bottom of page