top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

O fascinante e inexplorado mundo do mergulho adaptado na Bahia


É impossível ser feliz sozinho. A música de Tom Jobim traduz exatamente a sensação de poder dar ao outro um pouco da felicidade que também sentimos. E no mar não poderia ser diferente. Um simples mergulho para nós, pode ter uma dimensão imensa para aqueles com algum tipo de deficiência. Pensando nisso, o mergulhador Robson Oliveira começou a desenvolver em Salvador a modalidade de Mergulho Adaptado.



No Brasil, o assunto ganhou aprofundamento em 1991, com a professora Lucia Sodré (Diretora de Cursos da HSA INTERNACIONAL), que foi também quem inciou a minha formação nesta modalidade. Então, além das minhas certificações pela SSI, SDI e TDI, concluí também esta específica, que é a (Handicapped Scuba Association-(HSA).

Foto: Submerso Dive/Robson Oliveira

É importante ter em mente que o mergulho adaptado é completamente diferente do mergulho convencional. Além da natureza específica da modalidade, é necessário uma série de requisitos como atestados, laudos e acompanhamentos médicos; tudo isto feito em uma triagem anterior ao mergulho propriamente dito.


Foto: Submerso

O ideal é que as primeiras noções sejam feitas em uma piscina e não diretamente no mar. Porém, aqui em Salvador, já consigo fazer essa iniciação no mar devido às características da praia, como a do Porto da Barra. Além disso é preciso estar atento a especificidades de cada aluno. Por exemplo, o protocolo do mergulho adaptado não recomenda o uso de nadadeiras, mas eu desenvolvi uma que foi super eficaz com o atleta e apresentador Fernando Fernandes, que deu um impulso e uma boa performance para ele. Conheci-o durante uma competição de remo e terminamos nos aproximando. Depois disso, fiz sua formação no mergulho adaptado e posteriormente, desenvolvemos duas series: uma para o Canal Off e outra para o Esporte Espetacular. (Além dos Limites e a Sobre Rodas).


É importante que outros mergulhadores também se abram a este mundo... A certificação especifica é muito importante para ser feita com conforto e segurança. Atualmente, estou tentando inserir crianças com paralisia cerebral neste universo do mergulho para poder realizar os sonhos destas pessoas.

Temos também uma parceria com o o projeto ParaPraia, além da ação que realizamos de forma autônoma no Porto da Barra, como banhos de mar assistidos em pessoas com qualquer dificuldade motora. Basta nos procurar. Temos, inclusive uma cadeira anfíbia para facilitar este acesso.


Todo este trabalho é feito sem nenhuma cobrança. Não temos apoio do governo nem qualquer outra empresa neste sentido. Já tentei, mas infelizmente, falta um pouco de interesse e empatia no mundo...Deixo a mensagem de que quem quiser ver e sentir o mar e o o mergulho adaptado, que venha. Este sonho é possível!


* Mergulhador: Robson Oliveira

* (71) 98705-6860


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page