• Mar Bahia

O perfume que vem das baleias

Enquanto a temporada das baleias não chega à Bahia, uma curiosidade sobre o animal tem chamado atenção na web: o perfume que vem delas. Isso porque a matéria fecal é a base de uma das fragrâncias mais caras do mundo.

Foto: Reprodução

O âmbar cinzento, também conhecido como âmbar-gris, quando é expelido pelas baleias cachalote (em risco de extinção) tem um péssimo odor, mas curiosamente em contato com o sol e a água do mar torna-se mais agradável, podendo alcançar o valor de R$20 um grama. A dificuldade é encontrá-lo, pois pode ficar no mar por anos até se solidificar e chegar às praias, por exemplo. “O âmbar-gris tem um aroma muito particular. Seu aroma é intenso, doce, animal. Acrescenta uma capa dentro da fragrância que dá um toque de paixão, sensualidade, sexualidade e isto é algo muito difícil de conseguir. Também ajuda o perfume a permanecer mais tempo na pele, mas, como qualquer outro aroma, não é para todo mundo”, afirmou Dom Devetta, fundador da empresa de perfumes Shay & Blue, em entrevista à BBC.


Foto: Reprodução

O âmbar cinza também costuma ser usado em cerimônias religiosas, afrodisíacos e como produto culinário ou para a fabricação de poções medicinais na China.


#baleias #curiosidades #meioambiente #perfume #ambargris #mar #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.