• Mar Bahia

Obras de requalificação náutica avançam na Baía de Todos-os-Santos

Atualizado: Nov 20

As obras de recuperação e requalificação estão dotando a Baía de Todos-os-Santos de píeres, atracadouros, marinas e terminais. Esta semana a Secretaria de Turismo da Bahia tem feito visitas técnicas em três dos destinos onde estão sendo construídas as obras: Salinas da Margarida, Mutá e Cacha Prego - para verificar o andamento de cada uma delas. A previsão é que sejam concluídas até o final de março de 2021.

Foto: Tatiana Azeviche

As obras fazem parte do Prodetur Nacional Bahia, que prevê uma série de 12 intervenções náuticas e uma cultural, no entorno da BTS. O programa é desenvolvido pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Estado.

"Com estas obras o turismo náutico da Baía de Todos-os-Santos dará uma guinada, integrando todas essas marinas e atracadouros em um roteiro que certamente atrairá muitos visitantes à região", afirmou Fausto Franco.

A visita começou por Salinas da Margarida, município do Recôncavo Baiano que está ganhando uma nova marina, com bares, restaurantes e capacidade para 59 vagas secas e 60 molhadas. Ele espera que, com a marina e outro empreendimento que a prefeitura está desenvolvendo - um resort de 480 apartamentos na Ilha Dourada -, o número de turistas, que estima entre 30 mil e 35 mil durante a alta estação, possa triplicar.

A próxima obra visitada foi o atracadouro de Mutá, distrito de Jaguaripe. O prefeito local, Heráclito Arandas, foi representado pelo assessor Zildélio Júnior, o qual revelou que Mutá tem como destaque o turismo ciclístico e de caminhada, enquanto aguarda a inauguração do atracadouro flutuante para consolidar a vocação de sol e mar. A última parada do giro náutico pela BTS foi à marina de Cacha Prego, na Ilha de Itaparica, que também ganha terminal turístico, centro comercial, restaurante e posto de combustível. Outro projeto para a obra em Cacha Prego é sua integração à marina de vagas secas (com capacidade para 38 barcos).


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.