top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Os Mestres Navegadores Saveiristas

*Coluna Saveiros da Bahia | Associação Viva Saveiro

Ainda que correndo as mais disputadas regatas, os saveiros de vela de içar navegam com leveza, desenvoltura e naturalidade. A bordo, a autoridade do mestre é ancestralmente respeitada, pois desenvolveram habilidades de navegação das mais avançadas, valorizando a preservação dos saberes.


Os mestres saveiristas têm o poder do conhecimento náutico empírico, dos rumos, dos movimentos das marés, das correntes e dos ventos. São instrumentos vivos em sintonia com a natureza, tendo todos os sentidos em

harmonia com a arte de velejar. Sendo o

graminho a alma do saveiro, o mestre é o coração!

Mestre Eufrásio foi um desses maravilhosos mestres saveiristas. Simplório, mas sábio, recatado, mas encantador, sempre diligente na sua arte de governar o saveiro, mas atento ao que se passava em volta. Um dia alguém comentou se não seria bom ter um GPS a bordo. Ouvindo o diálogo, ele falou: "Eu tenho GPS aqui na cabeça". E era verdade! Parecia ter mesmo. Assim era Mestre Eufrásio, velho senhor das águas singradas pelo seu amado saveiro Sombra da Lua e professor de outros tantos mestres que o sucederam.


A Baía de Todos os Santos perdeu o Mestre saveirista Eufrásio de Jesus, que nos deixou para navegar junto com todos os Mestres que partiram. Bons ventos, grande Mestre! Nós todos da Viva Saveiro o teremos sempre presente em nossas lembranças e nossos corações.


0 comentário
bottom of page