top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Pescadores e marisqueiras lutam pela sobrevivência na Bahia

As consequências em decorrência da pandemia do Coronavírus se estende mundialmente, sobretudo em comunidades como a de pescadores e marisqueiras da Bahia, que enfrentam uma difícil realidade para sua sobrevivência. A Humana Brasil publicou uma matéria especial sobre o assunto, destacando o que pode e vem sendo feito neste atual cenário.

Foto: Humana Brasil

De acordo com a publicação, a Cooperativa Repescar é um dos grupos principais de beneficiários participantes do Clube de Pescadores apoiado neste período. A Cooperativa enfrenta um grande desafio, pois atua com o fornecimento de seus produtos para a merenda escolar de algumas prefeituras da região, que estão com as aulas suspensas, e para restaurantes da alta gastronomia em Salvador, que estão fechados ou com atividades reduzidas.


Veja também:


“Hoje o que mais precisamos é nossa comida na mesa, nosso trabalho feito de forma correta, higienizada e nossa saúde garantida”, comenta Iraildes dos Santos, presidente da Cooperativa. Para mudar este cenário, a equipe da Humana Brasil vem articulando com os restaurantes parceiros do projeto para sensibilização quanto a necessidade de apoio na comercialização, realizando adequações quanto a sua produção e logística, diante da atual realidade de funcionamento dos restaurantes em sistema delivery e take away. “Desta forma conseguimos fazer com que a economia das famílias atendidas na região não pare, auxiliando tanto a cooperativa, como os grupos produtivos e não deixando que falte matéria-prima para os restaurantes fornecerem suas refeições. Com as atividades coletivas do projeto suspensas desde meados de março, todas as orientações preventivas e comunicação operacional com as famílias e equipe estão sendo realizadas por meio de WhatsApp com os grupos e lideranças locais”, afirma José Carlos Bezerra, coordenador do projeto.


Outros grupos do projeto trabalham na produção de artesanatos marinhos feitos com escamas de peixes, conchas de mariscos entre outros materiais, bem como na preparação artesanal de alimentos à base de pescados, tais como linguiças, hambúrgueres, bolinhos, pasteis etc. Um exemplo de destaque neste período é o grupo produtivo “Madrepérola Sabores”, do município de Madre de Deus-BA, que estão recebendo encomendas e fazendo entregas delivery de salgados de pescados, fritos ou congelados, para toda a cidade.  


0 comentário
bottom of page