top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Plástico no mar da Bahia: um problema grave perto de você

Atualizado: 13 de jul. de 2018

Por José de Anchieta Nunes

Biólogo, Doutor em Ecologia e Biomonitoramento


Relatada pela primeira vez há cerca de 50 anos, a poluição por plástico é uma enorme preocupação atual, pois apresenta muitas consequências negativas. No ambiente marinho, com o aumento da quantidade de plástico disponível no mar, diversos animais (crustáceos, tartarugas, baleias, aves, golfinhos e peixes) já foram registrados comendo plástico ou se enroscando, causando morte de curto e longo prazo. Não apenas os animais marinhos saem perdendo, você também! O plástico torna a praia feia, espanta turistas e muito é gasto para sua limpeza.

Diversas organizações no mundo estão se unindo na luta contra a poluição causada pelo plástico, por isso, Já foram desenvolvidos redes e até barcos que recolhem plástico boiando, além do envolvimento de muitas pessoas que se engajam em campanhas de limpeza das praias. Apesar desse esforço, ainda existe a terrível possibilidade de vermos mais plástico do que peixes nos oceanos nos próximos anos, se as pessoas de uma maneira geral, não diminuírem o consumo de plásticos descartáveis e passarem a reutilizar e reciclar. Ilhas de plásticos já são uma triste realidade nos oceanos Pacifico e Atlântico.

Na Baía de Todos os Santos existem projetos muito interessantes que cresceram dentro de escolas de mergulho e em instituições não-governamentais (Biota Aquática e Pró-Mar) que realizam campanhas educativas de retirada de resíduos sólidos do fundo do mar em dias conhecidos como de “limpeza do mar” (clean up day). O Projeto Fundo da Folia, que surgiu através de um grupo de amigos surfistas e mergulhadores da Barra, atualmente é o grupo mais atuante, realizando mensalmente diversas campanhas de retirada de resíduos sólidos e palestras em escolas, universidades, além de exposições de fotos.


Infelizmente muitas pessoas ainda jogam lixo no mar da Bahia, não é raro ver isso acontecer numa travessia de ferryboat ou em qualquer praia do nosso litoral. Caso você presencie uma cena desta, não hesite em conversar com a pessoa, informando sobre os prejuízos. Nós precisamos de você e muito mais pessoas nessa luta contra o plástico! O mar da Bahia agradece!


Fotos: Fundo da Folia/Cláudio Sampaio/UFAL


0 comentário
bottom of page