Prefeitura de Salvador lança cursos voltados para atividades do mar e economia azul
- Mar Bahia

- há 16 horas
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (Semar) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), lançaram nesta terça-feira (4) mais um curso da Trilha Náutica, o projeto que vai capacitar gratuitamente quem quer atuar no setor náutico e na economia azul.
Em parceria com o Senai, o curso para Operador de Logística Portuária busca fortalecer as vendas de produtos do mar, qualificando os participantes nas áreas de armazenamento, transporte e refrigeração de pescado e seus derivados.
A apresentação do curso ocorreu durante encontro na Escola Municipal Machado de Assis, no fim de linha de São João do Cabrito, onde foi realizado um cadastro de interessados em participar da formação. No total, foram oferecidas 50 vagas, divididas em duas turmas. O público-alvo é formado por moradores da região de Plataforma, conhecida pelas atividades do mar, que alavancam economicamente a área. O programa será executado pelo Senai Dendezeiros.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes, novas capacitações serão divulgadas em breve. “Além desse curso, teremos outros que a gente vai abrir inscrições nos próximos dias, como o de mecânica de embarcações, para que a gente atenda não só a região de Plataforma, mas também outras áreas da cidade”, ressalta Mila.
A titular da Semdec afirma que o grande mérito do programa é fortalecer a vocação náutica da capital baiana, aumentando a qualidade dos serviços prestados e as oportunidades de trabalho e renda para essa população. “A Trilha Náutica vem dentro do programa Treinar para Empregar, com o objetivo de fortalecer essas comunidades que trabalham nas atividades produtivas costeiras”, pontua Mila.
A secretária do Mar, Maria Eduarda Lomanto, destaca, no âmbito do processo de desenvolvimento econômico do mar, o objetivo de auxiliar pescadores e marisqueiras, ensinando como vender e armazenar os seus produtos. “A ideia é mobilizar isso de uma forma melhor, entender o que é lucro, o que fazer para vender melhor. É uma preparação para eles se desenvolverem economicamente e socialmente, gerando renda”, diz a gestora.










Comentários