top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Regata Aratu-Salinas celebra 522 anos da Baía de Todos-os-Santos


No dia 11 de novembro, mês em que a Baía de Todos-os-Santos comemora os seus 522 anos, acontece nas águas da maior baía navegável do mundo a REGATA ARATU-SALINAS 2023. Considerado um dos maiores e mais tradicionais eventos do Iatismo baiano, vem cumprir um importante papel na promoção e fomento do Turismo Náutico em nossas águas Kirimurês.

Foto: Will Recarey

A largada para dezenas de veleiros acontece ao meio dia, na saída da Baía de Aratu, próximo a Ilha de Maré. O destino: Salinas da Margarida, bela cidade do recôncavo baiano, e que em 27 de julho desse ano passou a contar com um importante e muito bem estruturado equipamento náutico, a Marina de Salinas da Margarida.


TURISMO NÁUTICO – ESTRUTURA & RESULTADOS


A Marina, uma das diversas obras estruturantes do PRODETUR BAHIA na BTS, através da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), compreende uma área de 24 mil metros quadrados e oferece novas barracas (quiosques) na praça, um píer de atracação com capacidade para 40 veleiros de médio porte na área molhada, além de um projeto de requalificação urbanística e paisagística no entorno das edificações.


Através de equipamentos como esse é que os roteiros náuticos são viabilizados de forma segura e funcional para o turista, incrementando o fluxo de embarcações na região, permitindo aos navegadores pernoites tranqüilas e resultando em um aquecimento significativo na cadeia produtiva associada ao turismo.


Aumento da ocupação hoteleira e do fluxo de visitantes que se utilizarão de restaurantes, bares, transporte e comércio em geral são resultados que já começam a ser sentidos.


PERCURSO ÍMPAR


A REGATA ARATU-SALINAS 2023 tem em seu percurso um dos seus maiores atrativos. Após partirem das águas próximas a Ilha de Maré, os navegadores passam por belas regiões como Ilhas dos Frades, onde podemos encontrar a paradisíaca praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a mais visitada da Baía de Todos-os-Santos, e detentora do selo bandeira azul desde o ano de 2015.


Passam também pela Reserva Ambiental da Ilha do Medo, a histórica cidade de Itaparica, considerada o “paraíso da vela no Brasil”, chegando finalmente à tranqüila cidade de Salinas da Margarida.

RECEPTIVO E CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


A Marina de Salinas da Margarida já está pronta para receber os participantes da regata, que poderão aportar os seus barcos com segurança e comodidade. Banheiros e vestiários estarão também à disposição para um banho agradável e renovador.


A partir das 17h00 está programado um almoço para os participantes, seguido de Cerimônia de Premiação, quando serão agraciados com troféus os três primeiros colocados de cada classe de veleiro. A festa de encerramento está programada para te início as 19h00 com boa música e uma animada confraternização entre os participantes.


CAMPEONATO BAIANO DE VELA DE OCEANO – CBVO 2023

A REGATA ARATU-SALINAS passa a integrar esse ano o Campeonato Baiano de Vela de Oceano 2023, o que agrega extremo valor ao evento, atraindo ainda mais navegadores.

A coordenação técnica do Campeonato é da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA) sob o comando do Capitão Maurício Sacchi, do Veleiro Papaléguas, da Marina Aratu.


TURISMO NÁUTICO COM SUSTENTABILIDADE

Os eventos envolvendo embarcações à vela, a exemplo da REGATA ARATU-SALINAS são extremamente sustentáveis. Os veleiros se utilizam da energia mais limpa da natureza como força motriz – a ENERGIA EÓLICA.


Outra prática extremamente rigorosa por parte dos velejadores é de que nenhum tipo de lixo é jogado no mar. O lixo só é descartado ao chegar ao porto de destino, e acondicionado em local apropriado.


Outro bem natural bastante valorizado e respeitado pelo velejador é a água. Com capacidade restrita do líquido a bordo, os tripulantes usam a utilizam de forma consciente, não cabendo qualquer tipo de desperdício.


IMPORTANTES PARCEIROS

A REGATA ARATU-SALINAS 2023 tem o Patrocínio Master da SECRETARIA DE TURISMO DA BAHIA, patrocínio da Fundação Aleixo Belov, Restaurante El Capitan (enseada de Caboto) e Grupo LIMAX Energia Solar. Conta com o apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA).


Apoio Institucional da Capitania dos Portos da Bahia e da Associação Náutica da Bahia (ANB). Apoio de Mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia e do Programa A Bordo, da Rádio Metrópole FM.


As inscrições já estão abertas através do site www.marinaaratu.com.

Informações: vianautica.nautica@yahoo.com.br


0 comentário

Comments


bottom of page