top of page
Foto do escritorMar Bahia

Regata Aratu-Salinas movimenta feriadão na Baía de Todos-os-Santos

A contagem regressiva para a Regata Aratu-Salinas 2024 vai chegando ao fim, mas a expectativa de mais de 300 velejadores só aumenta. Nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, as águas da baía de Todos-os-Santos ficarão ainda mais belas, com dezenas de veleiros e suas animadas tripulações, que irão navegar por um aprazível roteiro rumo a cidade de Salinas da Margarida. A largada acontece na saída da Baía de Aratu, em Simões Filho, nas águas próximas a Ilha de Maré.

Foto: André Sá

TURISMO NÁUTICO – ESTRUTURA & RESULTADOS


A Marina de Salinas da Margarida, uma das diversas obras estruturantes do PRODETUR BAHIA na BTS, através da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), compreende uma área de 24 mil metros quadrados e oferece novas barracas (quiosques) na praça, um píer de atracação com capacidade para até 40 veleiros de médio porte na área molhada, além de um projeto de requalificação urbanística e paisagística no entorno das edificações.


Através de equipamentos como esse é que os roteiros náuticos são viabilizados de forma segura e funcional para o turista, incrementando o fluxo de embarcações na região, permitindo aos navegadores pernoites tranqüilas e resultando em um aquecimento significativo na cadeia produtiva associada ao turismo. Aumento da ocupação hoteleira e do fluxo de visitantes que se utilizarão de restaurantes, bares, transporte e comércio em geral são resultados que já começam a ser sentidos.


PERCURSO ÍMPAR


A REGATA ARATU-SALINAS 2024 tem em seu percurso um dos seus maiores atrativos. Após partirem das águas da Baía de Aratu, em Simões Filho, próximo a Ilha de Maré, os navegadores passam por belas regiões como Ilhas dos Frades, onde podemos encontrar a paradisíaca praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a mais visitada da Baía de Todos-os-Santos, e detentora do selo bandeira azul desde o ano de 2015.

Passam também pela Reserva Ambiental da Ilha do Medo, a histórica cidade de Itaparica, considerada o “paraíso da vela no Brasil”, chegando finalmente à Marina de Salinas da Margarida.

RECEPTIVO E CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO


A Marina de Salinas da Margarida é muito bem estruturada e está pronta para receber os participantes da regata, que poderão aportar os seus barcos com segurança e comodidade. Banheiros e vestiários estarão também à disposição para um banho agradável e renovador. A partir das 17h00 está programado um almoço para os participantes, seguido de Cerimônia de Premiação, quando serão agraciados com troféus os três primeiros colocados de cada classe de veleiro. A premiação está programada para acontecer as 19h00.


Foto: André Sá

TURISMO NÁUTICO COM SUSTENTABILIDADE


Os eventos envolvendo embarcações à vela, a exemplo da REGATA ARATU-SALINAS são extremamente sustentáveis. Os veleiros se utilizam da energia mais limpa da natureza como força motriz – a ENERGIA EÓLICA.


Outra prática extremamente rigorosa por parte dos velejadores é de que nenhum tipo de lixo é jogado no mar. O lixo só é descartado ao chegar ao porto de destino, e acondicionado em local apropriado. Outro bem natural bastante valorizado e respeitado pelo velejador é a água. Com capacidade restrita do líquido a bordo, os tripulantes usam a utilizam de forma consciente, não cabendo qualquer tipo de desperdício.


IMPORTANTES PARCEIROS


A REGATA ARATU-SALINAS 2024 é uma realização da Marina Aratu e tem o Patrocínio Master da SECRETARIA DE TURISMO DA BAHIA.


Conta com o apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA).


Apoio Institucional da Capitania dos Portos da Bahia e da Associação Náutica da Bahia (ANB)


Apoio de Mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia e do Programa A Bordo, da Rádio Metrópole FM e do Site Nauti News.



As inscrições podem ser através até as 23h59 de hoje (14/11) do site www.marinaaratu.com. ou no link eletrônico https://forms.gle/S6MyeHLKtERvnYug8

Comentários


bottom of page