top of page

Regata da Primavera Lixo Zero movimenta Baía de Todos-os-Santos

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • 20 de out.
  • 6 min de leitura

“Quem não foi perdeu uma das mais lindas e animadas regatas da Bahia”. Essa foi a

ree

frase repetida por centenas de velejadores que participaram da 48ª edição da REGATA DA PRIMAVERA LIXO ZERO, realizada pelo Saveiro Clube da Bahia, no último sábado, 18 de outubro, com largada em Ponta do Humaitá, em Salvador e chegada na cidade de Itaparica.


Com condições climáticas absolutamente perfeitas, dezenas de embarcações singraram as águas da 2ª maior baía do planeta em uma agradável navegação de 18 milhas náuticas (cerca de 33 km) entre a primeira capital do Brasil e maior ilha marítima do país.

SOL FORTE E VENTO IDEAL


Com um sol de verão em plena primavera e ventos de 12 a 15 nós, cenário perfeito para navegação à vela, Veleiros de oceano, Monotipos (veleiros menores) e Saveiros Vela de Içar percorreram o primeiro trecho da “48ª Regata da Primavera Lixo Zero” bem próximos à orla de Salvador, desde a Ponta do Humaitá até as imediações do Museu de Arte Moderna, em uma região conhecida como o “Banco da Panela”.


Essa navegação bem próxima de terra permitiu que o público em Salvador pudesse assistir e registrar um belíssimo espetáculo de velas e cores. Em seguida, as embarcações mudaram a sua rota para Itaparica, cidade anfitriã deste tradicional evento náutico.


Foto: Marcio Santos
Foto: Marcio Santos

O “QG” foi a belíssima Marina de Itaparica, umas das muitas obras estruturantes do PRODETUR Bahia do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, e que recentemente passou a ter a gestão da MARINAS PORTMAR, empresa vencedora da licitação que dá concessão pelos próximos 30 anos.


SAVEIRO VELA DE IÇAR – HISTÓRIA VIVA DA NÁUTICA BAIANA



ree

No início do século XX, eram mais de 1200 saveiros navegando pelas águas da Baía de Todos-os-Santos. Eram o principal meio de transporte de passageiros para diversas ilhas e cidades do recôncavo baiano, além de importante ferramenta na logística de gêneros alimentícios e artesanato que abasteciam as feiras populares, principalmente de Salvador. Em 2025 não chegam a 20 embarcações.


Dessa forma, com o objetivo de manter viva essa secular embarcação, a Regata da Primavera sempre inclui os “Saveiros Vela de Içar” como especiais convidados. Hoje eles são importantes equipamentos para o turismo náutico.


Participaram desta edição os Saveiros ‘SOMBRA DA LUA” e “É DA VIDA”, que se uniram as dezenas de veleiros e monotipos. O evento também contou com a presença de dezenas de pranchas à vela (Windsurf) colorindo a largada da regata, em uma parceria com a Guarderia Beira Mar, do velejador “Bira Mesquita”.

PRESENÇA ILUSTRE A BORDO DO SAVEIRO “SOMBRA DA LUA”


A Secretária do Mar da Prefeitura de Salvador, Maria Eduarda Lomanto, fez questão de participar da 48ª Regata da Primavera Lixo Zero a bordo do centenário Saveiro Sombra da Lua, tombado como patrimônio da união pelo IPHAN.


Foi a primeira vez que “Duda Lomanto” navegou em um Saveiro Vela de Içar e descreveu a experiência como inesquecível. “Sinto-me honrada em ter sido convidada a fazer parte da tripulação da Saveiro Sombra da Lua. Ele faz parte da nossa história, da nossa cultura, é nossa raiz. Isso é a verdadeira Bahia. É disso que a Baía de Todos-os-Santos precisa. Que as pessoas conheçam cada vez mais a nossa história. Isso é economia do mar, e economia do mar é também tradição, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social”, afirmou Duda.


A Secretaria do Mar (SEMAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador (SEMDEC) foram especiais patrocinadoras do evento.


ESCUNA-ESCOLA


Em uma iniciativa inédita em regatas, o Saveiro Clube da Bahia disponibilizou uma confortável escuna para 30 alunos de escolas municipais da Ribeira, em Salvador. Todas ganharam camisas e bonés do evento, e portavam coletes salva-vidas. Eles acompanharam todas as manobras de largada da regata em Ponta do Humaitá.


Na companhia de professores e monitores, os alunos tiveram durante todo o passeio a presença do Comodoro do Saveiro Clube da Bahia Antonio Matias, que não escondeu a sua emoção e entusiasmo pela iniciativa. A bordo também as colaboradoras do clube, Cleide Gomes e Pérola Souza, importantes personagens para o sucesso do evento. O objetivo do clube é criar uma “Escola Social Náutica” para alunos de escolas municipais da Ribeira. O primeiro passo já foi dado.


Foto: Marcio Santos
Foto: Marcio Santos

ESCUNA-CAMAROTE


A 48ª Regata da Primavera também contou com uma escuna-camarote para patrocinadores e convidados, com narração de bordo, detalhando todo o evento. A bordo a representante da Secretaria de Turismo da Bahia, Bruna Albuquerque. A SETUR BAHIA foi a patrocinadora master do evento. A escuna acompanhou todos os momento da regata, tendo como ponto de chegada o píer da Marina de Itaparica.


RECEPTIVO EM ITAPARICA


Com total apoio da Prefeitura de Itaparica através da Secretaria de Turismo e Cultura e da empresa “Marinas Portmar”, os velejadores contaram com um bem estruturado receptivo. Diversos veleiros aportaram nos píer flutuantes da marina.


A ocupação foi de 100%. Parte dos velejadores fundearam os seus barcos em áreas próximas da marina, e foram muito atendidos por embarcações de apoio para desembarque, que portavam radio VHF e telefone celular. Na marina os participantes puderam usufruir de banheiros e vestiários, uma comodidade muito útil para todos.


Uma variada FEIRA DE ARTESANATO também foi montada na marina, com diversas peças comercializadas. O evento sempre conta com a participação da Associação de Artesãs e Artesãos de Itaparica. Também foi montado um restaurante para atender os velejadores, com o delicioso buffet de feijoada, preparada com muita dedicação por D. Tânia, empreendedora de Itaparica. A iguaria foi muito elogiada por todos.


ree

CERIMÔNIA E FESTA DE PREMIAÇÃO


A programação teve início as 18h00, com a apresentação musical de “ALEXANDRE LEÃO & BANDA” com um repertório de muita qualidade.


Das 20h00 as 21h00 aconteceu a cerimônia de premiação, antecedida por diversas homenagens, dentre elas o “Troféu Luiz Raymundo Tourinho Dantas”, maior comenda do Saveiro Clube da Bahia. O agraciado foi EDUARDO COSTA, velejador e empresário do segmento náutico. O “Troféu Saveiro de Ouro” contemplou a “YPIRANGUINHA NÁUTICA”, tradicional loja que fica nas dependências do clube. Uma parceria de muitas décadas.


Os troféus de FITA AZUL do 1º e 2º grupos, primeiros barcos a cruzarem a raia de chegada foram o Veleiro “PACHA”, do navegador José Coelho e o Catamarã “ODARA”, do comandante Leonardo Taboada, filho de NELITO TABOADA, um dos idealizadores da REGATA DA PRIMAVERA, há 48 anos atrás, que também foi merecidamente homenageado no evento.


HOMENAGEM A PATROCINADORES E APOIADORES


Também foi homenageada a Secretaria de Turismo da Bahia, patrocinador master do evento. Representando o Secretário de Turismo Maurício Bacelar, o troféu e medalha foram recebidos por Bruna Albuquerque.


A Prefeitura de Itaparica foi representada pelo Secretário de Turismo e Cultura Everaldo Batista, que também foi agraciado com troféu e medalha de homenagem.


A Prefeitura de Salvador através da Secretaria do Mar e da SEMDEC, também foram citadas e homenageadas como especial patrocinadora do evento.


Diversos outros importantes personagens também foram homenageados da oportunidade.


REGATA SUSTENTÁVEL – LIXO ZERO



ree

As ações LIXO ZERO acontecem através do projeto Mulheres no Timão, em parceria com as empresas Vegah Educação Ecossistêmica e a Compostar.


Todo lixo produzido a bordo das embarcações, bem como durante a cerimônia premiação em Itaparica passaram por coleta seletiva, inclusive de todo material orgânico produzido, sendo este destinado a compostagem.


Antecedendo o evento, diversas palestras acontecem dentro das escolas públicas da Ribeira, em Salvador, para alunos de diversas faixas etárias, promovendo a conscientização ambiental e as boas práticas de respeito e boa convivência com a natureza.


FESTA DE ENCERRAMENTO


A festa de encerramento contou com a apresentação musical da BANDA TIO ELÉTRICO, que fechou a 48ª Regata da Primavera com “chave de ouro”.


Após o encerramento, parte do velejadores pernoitaram em suas embarcações, parte na rede hoteleira de Itaparica, totalmente ocupada por conta da Regata da Primavera e pela procura do belíssimo destino turístico.


PATROCINADORES E APOIADORES


A 48ª Regata da Primavera é uma realização do Saveiro Clube da Bahia, e conta com o Patrocínio Master da SECRETARIA DE TURISMO DA BAHIA


Especial patrocínio da PREFEITURA DE SALVADOR através da SECRETARIA DO MAR (SEMAR) E DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREGO E RENDA (SEMDEC)


Especial apoio da  PREFEITURA DE ITAPARICA através da SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA e da MARINAS PORTMAR.


Consultoria socioambiental da “Vegah Educação Ecossistêmica” e “Compostar”.


Apoio institucional da Capitania dos Portos da Bahia, da Associação Viva Saveiro e da Associação Náutica da Bahia,


Apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos da Bahia (FENEB), da Flotilha de Veleiros de Oceanos da Bahia (FVOBA)


Apoio de mídia da Tribuna da Bahia, Site Mar Bahia, Nautinews, Metrópole Turismo, Programa A Bordo e Uranus 2 Comunicação.

Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page