top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Regata Marcílio Dias: festa cívica e náutica reúne diversas modalidades na Baía de Todos-os-Santos

Neste sábado (17), a Baía de Todos-os-Santos recebe a 44ª edição da tradicional Regata Marcílio Dias, a partir das 8h, nas proximidades da Capitania dos Portos da Bahia. O evento anual reúne diversas modalidades náuticas em uma grande celebração em homenagem à “Batalha Naval de 4 de Maio”, combate naval ocorrido durante o bloqueio do Porto de Salvador e que foi determinante para a consolidação da Independência do Brasil.

Foto: Maurício Cunha

Dentre as classes participantes, estão a Vela (monotipos e oceano), além de Stand Up e Canoas Havaianas, incluindo portadores de deficiência (PCD). As largadas para a classe Oceano acontecem a partir das 12h, na Praia de Inema e as de monotipos, a partir das 13h, do molhe da Capitania dos Portos. Apenas canoas havaianas e sups largarão a partir das 8h, também da própria praia da Capitania. A partir das 16h acontece a cerimônia de premiação, que este ano terá à frente o Capitão dos Portos da Bahia, CMG Wellington Lemos Gagno, recentemente empossado no cargo, em Salvador.


Destaque especial


Um destaque especial para a Regata Marcílio Dias é que o espetáculo das embarcações poderá ser visto de diferentes pontos da Baía de Todos-os-Santos, uma vez que os percursos englobam as proximidades da Bahia Marina, Inema, Barra, Comércio e até a Ribeira, permitindo que o público possa contemplar as regatas de diversos ângulos.

Foto: Maurício Cunha

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos clubes náuticos, marinas ou no site oficial até esta quinta-feira (15). Cada barco competidor pode doar uma cesta básica de alimentos não perecíveis, que será destinada a uma instituição beneficente de Salvador.


A Marcílio Dias

Criada em 1978, a Regata Marcílio Dias é promovida pelo Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) e organizada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), com apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur). A competição integra o calendário de eventos náuticos da capital baiana e é válida como uma etapa do Campeonato Interclubes de 2023.


0 comentário

Comments


bottom of page