top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Regata Sergipe-Bahia homenageia o velejador Nelito Taboada

Idealizada por velejadores sergipanos em 2023, a regata Sergipe-Bahia já surgiu como a 3ª maior competição de navegação costeira/oceânica do país, atrás apenas da REFENO (Recife-Noronha) e da Santos-Rio. O evento colocou Sergipe no mapa da vela oceânica nacional, trazendo veleiros do Nordeste, Sul e Sudeste, e reforçando a imagem do estado como um ponto de apoio para toda a navegação de esporte e lazer brasileira.



Na primeira edição, a regata contou com 12 veleiros, tendo como Fita Azul o veleiro baiano Marujos Stanley (Modelo Farr42), que completou o percurso em pouco mais de 20h, além de ser o vencedor na Classe Aberta. Na classe RGS, o veleiro Sergipano Barlabênção (Modelo Brasília 23) foi o campeão, após 27h de travessia.


A edição de 2024 homenageia o velejador baiano Nelito Taboada, capitão do veleiro Odara, uma verdadeira referência na vela nacional. A regata terá sua agenda de eventos iniciada em 16 de novembro, na cerimônia de abertura em Aracaju, seguida de encontros entre velejadores no Iate Clube de Aracaju (Rio Sergipe), até o Sunset de Boas-Vindas e Premiação, ambos no Aratu Iate Clube (Bahia).



A regata Sergipe-Bahia impacta todo segmento da vela e náutica nacional, devido a participação de embarcações de diversos estados do Brasil, facilitada pela sua inclusão numa data estratégica do calendário da vela, entre tradicionais eventos como a Regata Aratu-Maragogipe, a REFENO e a Regata SalvadorGarapuá. A previsão é de que os veleiros comecem a chegar no Rio Sergipe a partir da segunda metade de outubro, alguns retornando da REFENO, outros subindo a costa a partir de Salvador, e muitos da própria flotilha Sergipana de Oceano, que tem como base o Rio Vaza Barris.

Para 2024, a organização prevê a participação de 24 veleiros, o dobro de 2023, com mais de 150 velejadores. A largada será realizada no dia 22 de novembro, sexta-feira, às 9h, no trecho de litoral fora do Rio Sergipe. Os veleiros irão percorrer as 160 milhas do belíssimo trecho de Litoral sul de Sergipe e Norte da Bahia, tendo a chegada na entrada da Baía de Todos os Santos, logo após o Farol da Barra.


PROGRAMAÇÃOEM SERGIPE

16/11/2024, sábado

16h: Lançamento oficial da 2ª Regata Sergipe-Bahia – Sunset ICAJU.


21/11/2024, quinta-feira

19h: Reunião de comandantes com Jantar no ICAJU.


22/11/2024, sexta-feira

07h: Início da mobilização da flotilha para largada – Rio Sergipe.

09h: Largada próximo à Orla de Aracaju – Fora do Rio Sergipe.


NA BAHIA

23/11/2024, sábado


03h: Previsão de chegada dos primeiros veleiros na BTS.

18h: Sunset de Boas vindas no AIC.

24/11/2024, domingo

10h: Premiação da Regata no AIC, segunda de confraternização.

0 comentário

Comments


bottom of page