top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Tudo Odara para o maior campeão da Aratu-Maragojipe

Se existe um campeão de participações e de troféus na Regata Aratu-Maragojipe esse barco é o Odara. O catamarã de 50 pés é um legítimo puro-sangue baiano, recordista de fitas-azuis na regata, que larga neste sábado (24), completando 50 anos.

Foto: Site Mar Bahia

O Mar Bahia conversou com Nelito Taboada, comandante do Odara, que lembrou como nasceu a embarcação e a magia do veleiro. "Nós tínhamos uma escuna, mas queríamos velejar porque adorávamos essa ideia. A solução foi comprar um projeto para construirmos nós mesmos um catamarã, que sequer sabíamos como seria feito. Mas, iniciamos a obra em um estaleiro onde hoje é a Marina Bonfim e em pouco mais de dois anos o barco ficou pronto, utilizando peças de uma embarcação do mesmo tamanho que a nossa, que havia naufragado. Imagine! (Risos).


Veja também


Quanto ao nome emblemático, Nelito conta que quem criou, claro, foi Caetano Veloso, mas que no impasse do batismo do barco, um dos sócios do veleiro escutou a música no carro e fez a sugestão. " E mais do que uma coisa maravilhosa, Odara no candomblé, quer dizer um bom estado de espírito, muita alegria, e é realmente isso que esse barco gera para todos nós".

Foto: Mauricio Cunha

Desde a sua construção até hoje, o Odara coleciona cerca de 180 fitas-azuis, conquistadas em competições pelo Brasil, como a Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), onde estabeleceu recorde de 26h e duas fitas-azuis, além de bicampeões brasileiros da classe Mocra e recordista absoluto da Aratu-Maragojipe. "O Odara participou desta história em quase todas as edições, é uma regata fantástica, com um belo visual e uma grande participação de vários tipos de embarcações. É um xodó", declara Nelito.

Foto: Divulgação/Odara

A tripulação do Odara tem um caráter especial formado por família, marinheiros e amigos de longa data. O atual comandante, Leo Taboada, filho de Nelito, mantém a paixão que vai passando de pai para filho, gerando inclusive um "primogênito": o saveiro Balangandã. "Esse barco nasceu para dar um maior apoio à nossa família e amigos, que não podiam estar a bordo do Odara, em função da segurança e das própria competições. É bastante confortável, com uma estrutura completa e que segue o curso da mudança dos tempos e suas adaptações. A vida e as tripulações mudam e os barcos também, vamos sempre nos adaptando", confessa Nelito.

Foto: Divulgação/Odara

Este ano o Odara já está confirmado em mais uma edição da Aratu-Maragojipe, onde seguirá cantando e encantando no balanço do seu inconfundível ritmo que deixa sim, tudo Odara.


0 comentário
bottom of page