Salvador acaba de se tornar uma cidade candidata à certificação de Patrimônio da Baleia (https://whaleheritagesites.org/). A informação foi compartilhada pela ONG Redemar Brasil, através da chancela da World Cetacean Alliance (WCA) - organização referência da defesa e preservação mundial de baleias, botos e golfinhos.

A iniciativa visa reconhecer formalmente e credenciar destinos em todo o mundo que apoiem e demonstrem a importância dos cetáceos e seus habitats oceânicos. Ainda de acordo com a WCA, a certificação fornece um marcador claro de turismo ao fornecer uma maneira transparente e fácil de selecionar destinos de férias responsáveis para observação de baleias e golfinhos, incentivando-os a experimentar esses animais incríveis em seu habitat natural, de maneira autêntica e responsável.
Salvador abriga uma população de botos-cinza e baleias-jubarte nas águas abrigadas da Baía de Todos os Santos, sobretudo na migração destas espécies, que acontece para o litoral da Bahia. Outras iniciativas são realizadas ao longo do ano, incluindo projetos de monitoramento e engajamento direto com as comunidades pesqueiras locais e operadores turísticos, para garantir que as atividades ao longo da costa sejam sustentáveis e não ameacem as baleias.
Ao trabalhar para a certificação do Patrimônio da Baleia, as partes interessadas esperam que todos na comunidade de Salvador entendam melhor o impacto de suas atividades diárias no oceano, bem como a importância do oceano para suas vidas.
Comments