Um grupo de agentes da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) recebeu, nesta terça-feira (4), o certificado de conclusão do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovido pela Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD) da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). A cerimônia com os 12 formandos foi realizada na Arena Aquática de Salvador, na Pituba, finalizando a capacitação iniciada no mês de março.

Daiane Pina, diretora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Salvador, disse que a experiência da turma servirá como modelo para as demais capacitações "É um momento histórico ter servidores, cuja principal função é salvar vidas, capacitados a atender pessoas que não conseguem ouvir um apito, reconhecer uma bandeira, nem entender quando o mar está revolto, quando há caravelas, etc. É uma vitória da política pública, garantindo que o direito dessas pessoas possa ocorrer", afirmou.
Essa é a segunda formação realizada pela Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (CACS) junto a um órgão municipal, sendo a primeira em libras para a Salvamar. A capacitação anterior ocorreu com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), com audiodescrição, focada em pessoas com deficiência visual. Em caso de interesse de outras secretarias, o responsável deve entrar em contato com a Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência para agendar atendimento.
Evolução - Edvaldo Valério, gestor da Arena Aquática de Salvador, ressalta a importância do atendimento especializado da Salvamar para os surdos que frequentam as praias soteropolitanas "A evolução profissional passa pela capacitação. E isso resulta na necessidade de atender a todos os públicos, como as pessoas que se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por isso também a Arena Aquática abre suas portas para receber mais esta formação, na esperança de que esses profissionais possam, cada vez mais, se estruturar, prestando assim um serviço ainda melhor qualitativamente".
Comments