• Mar Bahia

Salvador recebe primeiro cruzeiro marítimo após vinte meses



A temporada de cruzeiros marítimos de 2021/2022 foi iniciada, nesta terça-feira (7), com a chegada da embarcação MSC Seaside no porto da capital baiana. Desde março de 2020, o transatlântico é o primeiro a atracar nas águas soteropolitanas.


Para desembarcar, os 4.265 passageiros, vindos de Ilha Grande (SP), precisaram apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, além de realizarem testes para detecção do vírus. Todos os exames tiveram resultados negativos. De acordo com Fábio Mota, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a previsão é de que 64 cruzeiros com 244 mil passageiros visitem Salvador até abril de 2022.


Protocolos

Para retomar as temporadas de cruzeiro no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringiu a ocupação máxima a 75% da capacidade de cada embarcação e estabeleceu a obrigatoriedade do distanciamento de 1,5m entre grupos. Outras medidas obrigatórias como o uso de máscaras a bordo, apresentação da caderneta de vacinação completa, bem como o laudo de exame PCR em até 72h antes da viagem ou de antígeno com 24h de antecedência, também são exigências do órgão.


O protocolo da Anvisa prescreve ainda testagem diária de 10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação, e adverte que testes positivos não poderão ser descartados pela contraprova, de forma que casos suspeitos serão isolados em cabines separadas. Para assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários no perímetro da capital baiana, a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) montou uma operação especial para fiscalizar estabelecimentos públicos e privados da cidade.

0 comentário