top of page

SDE articula ações para impulsionar a economia do mar e fortalecer a indústria náutica na Bahia

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • 4 de ago.
  • 2 min de leitura

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem intensificado as articulações para impulsionar a economia do mar e fortalecer a indústria náutica na Bahia. Nessa quinta-feira (31), foi realizada mais uma rodada de conversas estratégicas com a Associação Náutica da Bahia (ANB), representada por seu presidente, Santiago Coelho Rodriguez Campo, e o diretor Paulo Avena. Eles foram recebidos pelo superintendente de Atração de Investimentos, Luciano Giudice, e pelo coordenador de Análise de Processo de Incentivos Fiscais, Humberto do Bonfim Luz.


ree

Na pauta, estiveram a análise do cenário atual do setor náutico no estado, a atuação dos estaleiros locais e as perspectivas concretas para a instalação de novas indústrias do segmento. Também foram discutidas possibilidades de incentivos à operação de estaleiros, apoio junto a instituições de fomento e a identificação de áreas estratégicas para implantação de fábricas de embarcações voltadas ao trabalho e ao lazer.


“O setor náutico movimenta cifras expressivas, demanda mão de obra qualificada e impulsiona o aproveitamento sustentável do nosso litoral e das áreas lacustres do interior. É natural que discussões como esta tragam boas perspectivas e contribuam para o fortalecimento de novos modelos de negócio. Transformar a Bahia em um polo nacional da indústria náutica é um desafio possível para quem acredita no desenvolvimento econômico com geração de emprego, inovação e valorização dos nossos recursos naturais", destacou Giudice.


A reunião reforçou o grande potencial do turismo náutico baiano e a necessidade de uma atuação integrada entre o setor público e a iniciativa privada. Com uma das maiores extensões litorâneas do Brasil, além de diversas bacias hidrográficas navegáveis, a Bahia reúne condições ideais para atrair fabricantes de embarcações e equipamentos, consolidando-se como uma plataforma de produção e exportação para o Brasil e o mundo.


As tratativas seguem avançando com a perspectiva de elaboração de um plano de negócios robusto, que subsidie estudos técnicos e estratégias de atração de investimentos voltados ao setor. A proposta é fomentar o crescimento da cadeia produtiva náutica, envolvendo fornecedores, prestadores de serviços e profissionais qualificados, e posicionar a Bahia como referência nacional na chamada economia do mar.

Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page