top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Selo Bandeira Azul é renovado por mais um ano em duas praias de Ilha dos Frades

Nesta terça-feira (5), a Baía de Todos-os-Santos viveu mais um dia especial na manutenção da sua preservação. Pela oitava vez, o Selo Bandeira Azul foi renovado na na Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, sendo ainda concedido na Praia de Viração, na mesma localidade. O Mar Bahia acompanhou o hasteamento da bandeira, que teve a presidente da Fundação Baía Viva (responsável pela ilha), Isabela Suarez, à frente da cerimônia.


O evento, que seguiu ainda de um almoço de receptivo aos convidados, contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), como a titular da pasta, Mila Paes, da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), através do diretor João Resch, da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COOPA), sob o comando da Major Erica Patrícia e parte da sua corporação, além de representantes de diversas entidades náuticas.

Foto: Reprodução

Segundo Isabela Suarez, a importância do Selo é de uma reafirmação das políticas de gestão ambiental que a gente vem desenvolvendo ao longo de todos esses anos. Então, toda vez que renovamos esta chancela, significa que as práticas que levam à sua conquista estão sendo mantidas.


"Vale ressaltar que o programa Bandeira Azul não se restringe apenas a um trabalho de gestão ambiental, mas que ele reforça muito a importância do entendimento do conceito do tripé da sustentabilidade, porque se você for avaliar todas as praias em que ele certifica, são praias com características urbanas; pressupondo um grande fluxo de pessoas, o que demanda uma grande necessidade de organização de serviço, ordenamento e sua ocupação, afinal de contas, um bom trabalho de sustentabilidade interfere, de maneira muito intensa e assertiva, no planejamento da sua ocupação e na importância de você requalificar o serviço e ativar a economia", complementa Isabela.

Foto: Site Mar Bahia

O Selo

O Selo Bandeira Azul certifica a qualidade das principais praias ao redor do mundo e é distribuído pela Foundation for Environmental Education (FEE). Nos critérios exigidos pelo programa voltados a educação ambiental, por exemplo, estão o aumento da conscientização e a preocupação dos usuários das praias com o meio ambiente; promoção da formação dos funcionários da Prefeitura e dos fornecedores de serviços turísticos em temas ambientais e boas práticas; o encorajamento à participação dos agentes locais na gestão ambiental da área; e a promoção sustentável da área para recreação e turismo.


Há ainda questões que envolvem o fornecimento de informações ao público sobre a qualidade da água, a criação de um comitê de gestão que ficará encarregado de garantir que todos as exigências sejam cumpridas, recipientes para descarte de lixo em bom estado de conservação e em número adequado, estruturas para receber material reciclável, entre outros.

0 comentário

コメント


bottom of page