top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Senai Cimatec terá campus com foco na economia do mar

O Senai Cimatec lança na próxima segunda-feira (3) o projeto de um novo campus, denominado de Senai Cimatec Mar. O empreendimento será voltado a atividades e pesquisas indústrias marítimas. A implantação vai ser iniciada no segundo semestre. O início de operação está previsto para 2025.

Foto: Manu Dias

“O foco inicial do Senai Cimatec Mar é levantar as informações do ambiente, as demandas de desenvolvimento de ciência e tecnologia para aplicação às seis áreas de atuação da unidade e, a partir disso, termos todo o dimensionamento da infraestrutura necessária para operação do novo site”, explica Leonardo Nardy, gerente de Novos Negócios do Senai Cimatec, unidade do sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).


As seis áreas citadas são: Sustentabilidade Socioambiental (por meio do Instituto Oceanográfico), Engenharia Submarina, Tecnologia de Portos, Energias Oceânicas (aproveitamento da costa para tecnologia de geração de energia), Amazônia Azul (uso da robótica e em operações de defesa e segurança pública no ambiente marítimo) e Desenvolvimento Náutico e Naval.


No porto de Salvador, o Senai Cimatec Mar instalará um Centro de Controle de Operações. Nesta base serão elaborados os protótipos para testes e embarcarão os equipamentos e robôs. Já a Estação Científica se localizará em uma área afastada da costa marítima, fora de rotas de navegação e em local que não afete a pesca.


0 comentário

Comments


bottom of page