top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Shopping Paseo recebe exposição itinerante do Museu do Mar Aleixo Belov

A exposição itinerante com parte do acervo do Museu do Mar Aleixo Belov vai ancorar no Shopping Paseo. A mostra, que fica aberta à visitação até o dia 30 de abril, no piso L1 do Paseo, traz um pouco da história do velejador ucraniano naturalizado brasileiro Aleixo Belov, 80 anos, que já deu cinco voltas ao mundo, sendo três delas em solitário.

O feito mais recente realizado pelo comandante e sua equipe foi a travessia, a bordo do veleiro Fraternidade, pelo trecho congelado da Passagem Noroeste, considerado um dos mais difíceis da navegação mundial. A tripulação foi a primeira, com a bandeira brasileira, a completar o desafio, que teve início em fevereiro de 2022, sendo encerrada em novembro do mesmo ano, depois de percorrer 20.000 milhas náuticas.


Por este feito, Belov foi homenageado pela Marinha do Brasil, no último dia 9 de janeiro, quando o comandante completou 80 anos, com uma placa reconhecendo a façanha. O órgão militar também já havia reverenciado o comandante por ter conduzido, também em solitário, a primeira embarcação a dar uma volta ao mundo com a bandeira nacional.


Última semana da exposição “Velas do Mundo”


Turistas e baianos têm até o próximo domingo, 9, para conferir “Velas do Mundo”, exposição inédita com fotos de Pierre Verger, no Museu do Mar, casarão de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna localizado no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. A mostra conta com fotografias do renomado fotógrafo, etnólogo, antropólogo e escritor franco-brasileiro Pierre Verger (1902 – 1996).


São imagens únicas de saveiros e veleiros feitas pelo mestre em suas viagens pelos continentes, que foram selecionadas para compor a exposição. “Será a primeira vez que o público poderá ver juntas, em uma exposição, as imagens de velas registradas por Verger em diversas partes do mundo, como em Porto Saíde (Egito), Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Tiquina (Bolívia), Xangai (China), Veneza (Itália), Tahiti (Polinésia Francesa), Hoi An e Da Nang (Vietnã), além fotos feitas no Brasil em destinos como Belém, Olinda, Salvador e Recôncavo baiano”, afirma Alex Baradel, responsável pelo acervo fotográfico da Fundação Pierre Verger.


Dentro dessa temática, foram escolhidas fotografias que expressam a ideia de viagem e liberdade, que são duas noções importantes tanto na obra e vida de Verger, quanto na do velejador Aleixo Belov, 80 anos. Ao todo, 19 imagens estão expostas no mezanino 2 do museu. Além disso, o público ainda pode conferir dois audiovisuais — um deles, também inédito, sobre a viagem ao redor do mundo que Verger fez em 1934, que inclui outras 120 fotos.


O espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até às 17h. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.


SERVIÇO:


O quê? Exposição itinerante do Museu do Mar Aleixo Belov

Quando? De 03 a 30 de abril

Onde? Piso L1 do Shopping Paseo (Itaigara)

Quanto? Gratuito.


Mais informações no https://www.museunauticodabahia.org.br/.

0 comentário

Comments


bottom of page