top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Submarino “Riachuelo” e Fragata “Constituição” estarão em Salvador neste fim de semana

O Submarino “Riachuelo” (S40) e a Fragata “Constituição” (F42), da Marinha do Brasil, estarão atracados no Porto de Salvador neste próximo fim de semana. No domingo (8), a população poderá conhecer de perto os dois meios navais durante a visitação pública gratuita, que ocorrerá das 9h às 16h, com acesso realizado pelo Terminal Marítimo de Salvador Contermas. Será possível entrar na “Constituição” mas o Submarino “Riachuelo” estará disponível para visualização externa a partir do cais.

Foto: Marinha do Brasil

Esta é a primeira vez que o submarino atraca em um porto diferente da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), seu porto sede. A F42 esteve aberta à visitação em Salvador no dia 24 de setembro, quando o navio participava da Operação “TROPICALEX”, realizada na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Salvador (BA), cujo propósito foi o de incrementar o nível de adestramento e elevar a prontidão dos navios, submarinos e aeronaves da Esquadra empregados na comissão.


Submarino “Riachuelo”


O Submarino “Riachuelo” (S40), incorporado à Armada no dia 1o de setembro de 2022, é o primeiro da classe dos quatro submarinos convencionais com propulsão diesel-elétrica, que permitirão maior poder de dissuasão nos 5,7 milhões de km² da Amazônia Azul, cuja riqueza das águas, do leito e do subsolo marinho são importantes para o desenvolvimento econômico, científico e ambiental. É nessa área marítima que os brasileiros desenvolvem atividades pesqueiras, por onde trafegam 95% do comércio exterior brasileiro e de onde se exploram recursos biológicos e minerais.


Para proteger esse patrimônio e garantir a soberania brasileira no mar, a Marinha do Brasil investe na expansão da força naval, como é o caso do S40, um importante elemento surpresa indispensável para negar o acesso de embarcações inimigas em território nacional, aumentando o poder dissuasório das Forças Armadas brasileiras. Para atingir esse efeito, esse tipo de navio se vale de suas características particulares, notadamente, a capacidade de ocultação e o poder de causar danos a forças navais adversárias.

Foto: Marinha do Brasil

O Submarino “Riachuelo” possui um comprimento total de 70,62 metros, diâmetro de casco de 6,2 metros, deslocamento na superfície de 1.740 toneladas e deslocamento em imersão de 1.900 toneladas. Seu sistema de combate é dotado de seis tubos lançadores de armas, com capacidade para lançamento de torpedos eletroacústicos pesados, mísseis táticos do tipo submarino-superfície e minas de fundo. Este é o sétimo navio da Marinha a receber este nome, em homenagem à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, durante a Guerra da Tríplice Aliança.


Serviço

Evento: visitação pública

Data: 8 de outubro de 2023 (domingo)

Horário: das 9h às 16h

Local: Porto de Salvador (entrada pela Contermas)

Contato: Comando do 2° Distrito Naval

Assessoria de Comunicação Social

Telefone: (71) 3507-3851 / (71) 99975-5351

Email: comsocial2dn @ gmail.com


0 comentário

Comentarios


bottom of page