top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Um paraíso chamado Imbassaí


De um lado o mar, do outro o rio, mais à frente, cachoeiras e ao redor uma natureza exuberante e ainda preservada. Agora, imagine que esse verdadeiro paraíso está mais perto do que você imagina, a cerca de 70km de Salvador e encravado num dos trechos mais bonitos do litoral norte da Bahia. Assim é Imbassaí, um vilarejo cheio de charme e rusticidade que reúne em um único destino inúmeras opções para quem quer curtir e relaxar ao mesmo tempo.

Nós desembarcamos lá para um fim de semana, onde pudemos aproveitar toda a hospitalidade e tranquilidade do lugar. Na chegada, fanfarras e festa na ponte. O motivo? No rio, estava acontecendo uma curiosa Regata de Jangadas – embarcações típicas de Imbassaí – que reúne anualmente no mês de setembro a comunidade em torno de uma competição cultural criada há 11 anos. A bordo, fantasias, alegorias e muita criatividade para a disputa de prêmios e troféus em diversas categorias, em um belo pretexto para valorizar o trabalho dos jangadeiros e dos moradores.

Oxum sendo representada por uma das jangadas participantes da regata

Deleite-se

“A gente tem que acreditar no que gosta e quer fazer. A cada ano esta regata cresce um pouco mais”, conta Seu Mariônio , organizador da prova e ao lado de Jaci (foto), dono do restaurante Fundo de Quintal, onde depois de curtir a regata, provamos Caldo Verde e um Peixe Grelhado maravilhosos. A navegação agora era na boa música, bom astral e, sobretudo boa conversa de Seu Mariônio, que a todo momento era interpelado para cumprimentar alguém. O bar existe há uma década e é referência em música ao vivo em Imbassaí, além de agregar muitos amigos e turistas que visitam o local. Visita obrigatória. (Veja mais fotos na Galeria).

Peixe grelhado do Fundo de Quintal

Sirleide, do Sabores na Janela

Pertinho de lá, fomos conferir as delícias do Sabores na Janela, que como o nome diz, faz de uma das suas janelas um balcão para receber os pedidos dos clientes. Experimentamos a refrescante Salada de Camarão com manga e kiwi, feita por Sirleide, que com seu torço característico vai servindo, sorrindo e atendendo um a um em um ambiente simples e descontraído. Destaque também para outras opções que ela prepara com a mão cheia, como galinha caipira, arrumadinho e sopas.

Uma das coisas que mais chamam a atenção em Imbassaí é a familiaridade das crianças com a água. Não é à toa que elas navegam tranquilamente em caiaques, barcos e pranchas de stand up à margem do rio, onde é possível alugar qualquer um deles para passeio e também é desenvolvido um projeto que oferece aulas práticas para a comunidade. É de lá também que partem diariamente as jangadas que fazem a travessia até a praia. Lá, as barracas que antes ficavam na beira do rio, ganharam um andar superior mais recuado e com uma maior infraestrutura para os visitantes. O passeio é o mais tradicional da região. São cerca de 800 metros de percurso e 10 minutos de contemplação entre os jangadeiros, que seguem num dos mais antigos ofícios da navegação, e o vislumbre de uma natureza silenciosa que abraça de uma só vez águas doces e salgadas.

Fred Tognin e Marcio Vianna comandam a Merenderia

Com o cair da tarde, muitos estabelecimentos noturnos começam a abrir as portas, oferecendo ótimas opções gastronômicas para todos os bolsos. Não deixe de experimentar a Pizza de Camarão da Merenderia, um dos espaços mais criativos e acolhedores de Imbassaí. O lugar é comandado por Fred Tognin e Marcio Vianna e reflete exatamente a vibe do casal, trazendo em cada detalhe da decoração e do serviço uma história a ser contada - e reaproveitada - já que boa parte do lugar é feito com reciclagem de objetos e ideias. (Veja mais fotos na Galeria).

A pizza é feita com uma massa artesanal deliciosa, fina e crocante, recheada com queijo gorgonzola e bastante camarão. Detalhe: coma com as mãos. Segundo Fred, a forma de experimentar traz um outro significado ao que é servido. Além da pizza há outras opções vegetarianas e mais leves, tudo apresentado em cardápios mais do que originais: capas de grandes discos da música brasileira.

(Veja mais fotos na Galeria).


Se a sua pegada é happy hour, impossível não ir à Spetaria da Moni, um point a céu aberto, todinho decorado e colorido com o humor e carisma de Moni, uma das personalidades mais conhecidas e queridas de Imbassaí. A especialidade da casa, claro, são os espetinhos, mas são servidos ainda yakissoba, abarás, petiscão na telha, geladinho gourmet, cachaças artesanais e aquela Heineken gelada que a gente não dispensa. Como não dá para resistir a nada que venha do mar, também nos rendemos ao Espetinho de Camarão, suculento e preparado em um grill específico a fim de evitar contaminação para pessoas alérgicas ao marisco. Estando lá, aproveite para relaxar, ver o vai-e-vem das pessoas que passam pela frente do lugar e se rendem para conhecer e puxar uma conversa. ;)

Espetinho de Camarão da Spetaria da Moni

E quando o cansaço bater, nada melhor do que uma noite tranquila para refazer as energias. Uma opção de hospedagem que foge do convencional é a Pousada Aldeia Banzaê, um lugar com 4 mil metros quadrados, cercado pela Mata Atlântica, com piscina, chalés e bangalôs confortáveis. O café da manhã traz, não só pão quentinho e artesanal feito pela dona, Patrícia Muritiba, como um bom papo com ela e ótimas histórias do lugar. (Veja mais fotos na Galeria).

Pousada Aldeia Banzaê

Passeios

Entre as possibilidades de passeios em Imbassaí há ainda trilhas, cascatas, voos de parapente, arvorismo e muito mais. Se for andar de bike, dê preferência aos passeios no fim da tarde. Também não deixe de tomar um banho de rio no Braz e visitar a igrejinha. Um charme em homenagem a Nossa Senhora das Dores, padroeira de lá. O clima em Imbassaí é fresco, mas o sol é bem forte. Se for curtir a praia, cuidado ao entrar no mar, que é deslumbrante, mas revolto. Recentemente, a comunidade conseguiu a instalação de placas de sinalização, alertando os visitantes, e a colocação de salva-vidas - imprescindível para garantir a segurança dos banhistas, sobretudo na alta estação, quando o fluxo é maior. E aquela dica que não é uma dica, mas uma obrigação: recolha o seu lixo, qualquer que seja ele, do palito à latinha. A natureza te convida para se deleitar com seu banquete e só pede que você deixe tudo limpinho, como encontrou.

Vista superior das barracas na Praia de Imbassaí

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que todos os lugares que visitamos são feitos de pessoas. Pessoas sempre prontas a ajudar e abraçar a qualquer hora que você chegue. Imbassaí é afetiva. E mais que um preservado destino na Costa dos Coqueiros, um local onde certamente você sempre vai querer voltar, já que sair do paraíso é a parte mais difícil de toda boa viagem.


***

MAIS DE IMBASSAÍ

***


Como chegar

O aeroporto mais próximo de Imbassaí é o Luis Eduardo Magalhães (Salvador). De lá, são cerca de 1h de carro, seguindo pela Estrada do Coco e a Linha Verde (BA-099), com boas condições de estrada. Quem preferir ir de ônibus, saem de Salvador diversas opções do Terminal Rodoviário. Estando em Imbassaí, você pode curtir ainda Praia do Forte, Itacimirim e Massarandupió, os locais mais próximos do vilarejo.


Fotos: Flávia Figueirêdo/Mar Bahia


0 comentário
bottom of page