Salvador ganhou nesta quinta (30) uma revitalização em uma das áreas mais antigas e marcantes da cidade: a Praça Cayru. Com a obra, a vista para o mar da Baía de Todos os Santos torna-se ainda mais convidativa, sendo valorizado o antigo cais entre o Mercado Modelo e o 2º Distrito Naval, onde milhares de saveiros já fizeram parada para abastecimento de mercadorias (Porto dos Saveiros).
O local que serviu de inspiração para nomes como Jorge Amado, Pierre Verger e Carybé, retratando um pouco da atmosfera genuinamente baiana da Rampa do Mercado, com seu clima e cultura.
“E começam a sair dos saveiros balaios de quiabos, de mangas, portos, mantas de toucinho, latas de dendê, feixes de lenha, cajus, mudanças, cerâmica e um mundo imprevisível de coisas”.
Veja também:
O monumento "Fonte da Rampa do Mercado" do artista plástico Mário Cravo Jr. (incendiado no final de 2019) é uma homenagem ao local icônico, simbolizando o mar, as velas dos barcos, as curvas da topografia da cidade e seu entorno: o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e o Forte São Marcelo.
A Praça Cayru foi construída entre o final do século XIX e o início do século XX, quando o mercado ainda era a alfândega da capital baiana e parte da Cidade Baixa não tinha sido totalmente aterrada. A praça é um dos principais pontos de visitação de turistas que chegam do Terminal Náutico.
Comments