top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Velejador Aleixo Belov recebe Título de Cidadão de Camaçari

O velejador Aleixo Belov, 80 anos, foi homenageado, na tarde desta quarta-feira, 6, com o Título de Cidadão de Camaçari. A honraria, proposta pelo vereador Jamelão, foi concedida durante uma sessão especial no plenário Osvaldo Nogueira da Câmara Municipal de Camaçari.

Foto: Divulgação

Com nacionalidade brasileira, o comandante ucraniano, que escolheu a Bahia como lar após os pais fugirem da Segunda Guerra Mundial, mostrou-se honrado com a homenagem dos camaçarienses. “Ter nascido fora e ser adotado pelo povo baiano, especialmente de Camaçari, é muito gratificante. Só me deixa cada dia mais feliz”, afirma Belov, que já deu cinco voltas ao mundo com a bandeira do estado e realizou outras grandes expedições, como a inédita e mais recente feita à Passagem Noroeste, em 2022.


Além do Título de Cidadão de Camaçari, Belov também é reconhecido como Cidadão Soteropolitano, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores de Salvador, em 2021, e Cidadão Baiano, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em 2022.


Museu do Mar Aleixo Belov


A trajetória de velejador pode ser vista de perto no Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. Situado em um casarão amarelo de três andares, que mistura arquitetura clássica com moderna, o espaço cultural e educacional aguarda o acervo reunido pelo comandante durante as viagens que realizou pelo mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”.


A embarcação, que foi construída pelo próprio Belov em 1976, inclusive, é o pilar central do museu, que funciona de terça a quinta, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h, e de sexta a domingo, até o final de janeiro, de 10h às 20h, com acesso permitido até as 19h. O ingresso para acessar o local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.

0 comentário

Comments


bottom of page