top of page
Foto do escritorMar Bahia

Velejadores baianos fazem bonito na Regata Recife-Fernando de Noronha

A flotilha de velejadores baianos deram mais um show na tradicional Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno). Nesta 34ª edição, a Bahia dividiu o ranking de maior número de competidores, com 16 representantes, junto com São Paulo e Pernambuco, fazendo as honras da casa, entre as 88 embarcações que largaram no último domingo (24), no Marco Zero do Recife em direção ao arquipélago de Fernando de Noronha.


"A FVOBA (Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia) comemora uma massiva participação na 34a Refeno, com 16 barcos participantes, sendo que dez subirão ao pódio para premiação. Essa forte participação dos baianos vem se tornando uma tradição e despertando cada vez mais interesse de outros comandantes baianos prepararem suas embarcações para esta fantástica travessia, que alia o desafio de velejar 300 milhas além da costa e a estadia em um destino turístico de beleza exuberante", destaca o Capitão da FVOBA, Mauricio Sacchi.

Foto: Diego Lins (AfterClick Cabanga) e Tsuey Lan Bizzocchi (Cabanga)

Nesta edição, vale destacar também a participação do icônico veleiro Adrenalina Pura, que representou a Bahia (em 2000/2001/2002/2005/2006/2007/2008) e desta vez conquistou a sua primeira Fita-Azul pela bandeira de Pernambuco, em pouco mais de 24h de competição.


O Mar Bahia conversou com alguns comandantes, que destacaram como foi as suas participações no evento, incluindo a jovem Marina Bidoia, que fez o percurso entre Recife-Noronha, em uma jornada de cerca de 50 horas, em solitário.

Foto: Reprodução

"As condições de vento foram ótimas, seguimos navegando muito bem, mas depois de 16h de regata percebi que havia um trinco no casco e o barco estava fazendo água, então fiz mudanças com realocação de pesos, consegui tampar o buraco no casco, só que não podia mais forçar tanto o barco, então diminuí bastante a velocidade, mas segui com uma navegação incrível, com aves marinhas, milhões de estrelas, então foi muito especial, com direito a um por do sol maravilhoso na chegada a Noronha e uma das experiências mais marcantes e a maior sensação de realização que já senti até hoje", confessa Marina.

Já a experiente tripulação do Marujo's Stanley compartilhou a experiência veterana de mais uma edição competindo pela Refeno. "É sempre um orgulho poder representar o nosso estado, levar a bandeira da Bahia, o estado com maior litoral brasileiro, transmitindo nossa cultura e alegria. A Refeno é sempre especial, com percurso longo e exigente nas questões técnicas, físicas, materiais, onde independente do resultado alcançado é uma vitória chegar nesse lugar maravilhoso", contou o comandante do veleiro Marujo's Stanley (2° Lugar, na Classe VPRS).

Foto: Reprodução

O comandante Mauricio Sacchi, que conquistou o pódio de campeão desta edição, também falou sobre a excelente participação na competição.


"A equipe do Veleiro Papa Léguas Sailing está em festa, após uma memorável velejada, com uma largada muito bem feita, sendo o primeiro barco do grupo verde a montar a boia norte e seguindo rumo ao arquipélago de Fernando de Noronha, dando um show de técnica e habilidade. O veleiro andou sempre no pelotão de frente, concluindo a maior regata oceânica da América Latina, sendo o nono barco a cruzar a linha de chegada em 35h e 21 minutos, ainda no domingo (24), sagrando-se campeão na classe VPRS".

Foto: Reprodução

A premiação da Refeno acontece nesta quarta-feira (27). Parabéns a todos os comandantes e suas bravas tripulações!


34ª REFENO - CLASSIFICAÇÃO DOS BARCOS BAIANOS


  • Papa Leguas - VPRS - 1° Lugar

  • Marujo's Stanley - VPRS - 2° Lugar

  • Banhomaria - RGS A - 2° Lugar

  • Ventania - RGS B - 2° Lugar

  • VMAX 3 - RGS B - 3° Lugar

  • Labadee - RGS C - 3° Lugar

  • Suduca 2 - RGS C - 4° Lugar

  • Raoni - RGS C - 5° Lugar

  • Risco Zero - RGS D - 1° Lugar

  • Marfim - RGS D - 5° Lugar

  • Minima (VMAX 872) - Classe aberta - 3° Lugar

  • Chegado V - Bico de Proa A - 5° Lugar

  • Dys Dobre - Bico de Proa A - 9° Lugar

  • Sem Fim - Bico de Proa C - 3° Lugar

  • Santosha - Catamara B - 3° Lugar

  • Kaimiloa - Catamara C - 6° lugar

Comments


bottom of page