Com o início dos Jogos Olímpicos Paris 2024 marcado para o próximo dia 26 de julho,
na França, muitos atletas já começam a pensar nos preparativos para sua próxima edição, que acontecerá em 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim, marcando o começo de um novo ciclo olímpico, os velejadores Bernardo Peixoto e Bruna Patrício, do Yacht Clube da Bahia (YCB), vão lançar sua campanha para LA 2028, na próxima quinta-feira (11), às 11, na sede do Yacht, em Salvador.
Os atletas de alta performance formarão dupla na Classe 470 (Classe Olímpica) e, ainda em 2024, disputarão vários campeonatos classificatórios em diversos países, a exemplo da disputa pelo Campeonato Europeu Júnior da Classe 470, que acontece neste mês de julho, na Grécia; o acompanhamento das Olimpíadas como staff convidado da Confederação Brasileira de Vela, no mês de agosto, em Paris; e o mundial de Match Race, na Arábia Saudita, em novembro.
“As expectativas para a nossa campanha dos jogos de 2028 são as melhores e o nosso maior objetivo é disputar uma medalha olímpica. Contudo, temos um longo processo pela frente e, para além do nosso comprometimento e dedicação nos treinos, alimentação, psicológico, desenvolvimento de material, precisamos de um investimento gigantesco por trás, que possa efetivamente proporcionar essa caminhada”, relata Bernardo Peixoto.
Atualmente focado nas classes Snipe (Pan-Americana) e 470 (Olímpica), Bernardo, de apenas 22 anos, iniciou sua carreira esportiva há cerca 10 anos, na Escola de Vela do YCB. Desde então, o atleta já acumula mais de 20 títulos, incluindo três títulos Sul-Americanos, em duas classes diferentes.
Com tantos campeonatos internacionais em vista, o velejador conta que uma viagem de três meses pelo sul do país também está na sua agenda de preparação, onde treinará com os maiores nomes brasileiros da Classe Snipe, antes de seguir para a Argentina para disputar o Campeonato Mundial da Classe Snipe.
O atleta reforça que, para conquistar a tão sonhada medalha em 2028, além da alta dedicação na preparação, são essenciais investimentos. Atualmente, existem dois tipos mais comuns de patrocínios: o direto, que é classificado por meio de um acordo entre o atleta e uma determinada empresa; e o patrocínio por meio das leis de incentivo.
“Costumo dizer que a campanha olímpica é um investimento duradouro, pois, quanto mais você consegue arrecadar fundos, mais bem preparado você vai conseguir chegar para ter uma chance de disputar uma medalha”, explica Bernardo. O velejador também destaca que o incentivo disponibilizado pelo Yacht Clube da Bahia é de suma importância para essa trajetória. “Contar com a estrutura, assessoria, preparador físico e outras questões oferecidas pelo YCB é maravilhoso para podermos manter um bom ritmo durante essa preparação”, finaliza.
Comments