top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Vista para o mar: prefeitura assina tombamento de Balaustradas Antigas de Salvador

A prefeitura de Salvador assinará o ato de Tombamento de um Conjunto de Balaustradas Antigas, elementos importantes tanto do ponto de vista histórico quanto arquitetônico da cidade de Salvador. As balaustradas estão localizadas em diversos pontos - a maior parte, com vista para o mar - como Porto da Barra, Ladeira da Barroquinha, Avenida 7 de setembro, Ladeira da Barra, Praça Castro Alves, Praça da Aclamação, Praça de Santo Antônio da Barra, Praça Thomé de Souza, Pelourinho, Rua da Paciência, Rua do Curriachito, Praça Almirante Coelho Neto, Orla da Barra, Ladeira do Bonfim, Ladeira dos Romeiros e Rua do Pilar.

Foto: Reprodução/Instagram – @fabriciocostabr

O tombamento é uma medida importante devido à riqueza desses elementos para a composição da paisagem arquitetônica da cidade e pelo forte diálogo com a história e a memória. Essas distinções ocorrem após a realização de um amplo estudo técnico, elaborado e aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.


A partir desse tombamento, qualquer intervenção pretendida para os bens culturais deverá ser precedida de análise, sujeita à aprovação e posterior acompanhamento e fiscalização, executados pela Fundação Gregório de Mattos. O dossiê técnico para tombamento das 13 Balaustradas teve um custo de R$ 131.486,60.


Esse dispositivo legal instituiu normas de proteção e estímulo à preservação do patrimônio cultural do município. Portanto, segundo Guerreiro, esse montante aplicado no patrimônio, aliado a legislação, ratifica o compromisso da gestão com o cuidado com a história e a memória dos soteropolitanos.

0 comentário

Commentaires


bottom of page