top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Você sabia que a devoção ao Senhor do Bonfim também vem do mar?

Você sabia que a devoção ao Senhor do Bonfim também vem do mar?


De acordo com Francisco Pitanga, juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, “a própria igreja é um ex-voto”, referindo-se à construção como o pagamento de uma promessa feita pelo capitão-de-mar-e-guerra da Marinha Portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria, após sobreviver a uma tempestade. Em 1745, ele trouxe para Salvador uma imagem do Senhor do Bonfim à semelhança da que existia em Portugal.

Foto: Tatiana Azeviche

Uma outra curiosidade é que em Portugal era comum que os comandantes católicos batizassem as embarcações com os nomes dos santos de suas devoções. Atualmente, a festa do Bonfim possui 277 anos de tradição.


Desde o ano passado, a celebração não é realizada, em decorrência da pandemia do Coronavírus. Em 2020, inclusive, foi a primeira vez que a procissão chegou pelo mar, saindo da Ponta do Humaitá até o Comando do 2º Distrito Naval.


A esta hora, enquanto milhares caminhavam em direção à Colina Sagrada, outras dezenas de embarcações também estariam navegando em nossa Baía de Todos-os-Santos. E você aí, também está com o coração apertado com mais um ano sem Lavagem? Nós estamos!



0 comentário
bottom of page