top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Baía de Todos os Santos vai ganhar um novo Parque Marinho da Cidade Baixa

Notícia boa! Após a criação do Parque Marinho da Barra, a Baía de Todos os Santos deve ganhar a implantação de uma nova unidade de conservação ambiental, desta vez, na praia de Boa Viagem, na Cidade Baixa.

Foto: Prof. José Rodrigues/Cezar Falcão/Camilla Torres

Os estudos para a implantação do Parque Marinho Cavalo Marinho, como está sendo batizado, segue em fase inicial pela secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) da prefeitura de Salvador, em parceria com o Instituto Federal Baiano, a Escola de Mergulho Águas Abertas, Yacht Clube da Bahia e o projeto Fundo da Folia.


O Mar Bahia conversou com o secretário da Secis, André Fraga, que contou um pouco sobre a iniciativa. "A ideia desse parque vem da perspectiva da valorização de patrimônio subaquático, com o naufrágio e recife que já existe nessa região, sobretudo com a forte presença de cavalos marinhos. A ideia é desenvolver mais uma unidade de conservação marinha em Salvador. O objetivo é atrair um turismo mais qualificado e fortalecer a economia local, mas o projeto ainda está em fase de discussão, ainda é preciso seguir critérios, desenvolver estudos e justificar a importância daquela área, mas não há ainda uma previsão de implementação".

Segundo o professor do IF Baiano e coordenador do projeto, José Rodrigues, a cidade perde ao não prestar atenção ao local, dos pontos de vista turísticos e ambientais. “Existia ali um atracadouro junto a uma bancada de corais que acompanha toda a praia da Boa Viagem e que faz, então, desse local a melhor praia de Salvador para o mergulho, para o banho e para a segurança do banhista”.


0 comentário
bottom of page