top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Exposição desvenda baleias urbanas de Salvador

Entre julho e outubro, quem caminha pela orla de Salvador pode avistar um movimento diferente no mar, além das ondas. Muitas vezes, o observador é surpreendido por um discreto borrifo; outras, por uma explosão de espuma. Seja respirando na superfície ou realizando acrobáticos saltos, as baleias-jubarte cada vez mais fazem parte da paisagem de inverno e primavera da capital baiana. E para celebrar essa presença, o Projeto Baleia Jubarte está inaugurando no Museu Náutico da Bahia – Farol da Barra a exposição fotográfica Baleias Urbanas Soteropolitanas, que estará aberta ao público a partir do dia 23 de agosto.


Veja também:

Foto: Projeto Baleia Jubarte

Na exposição podem ser vistas diversas imagens, a maioria inéditas, de vários comportamentos das jubartes que frequentam a costa de Salvador e região metropolitana, onde o Projeto Baleia Jubarte está presente há 22 anos, com sua base de pesquisa e centro de educação ambiental localizados na Praia do Forte. Junto com as fotos, estará exposta uma réplica de cauda de jubarte em tamanho natural, de uma baleia conhecida dos pesquisadores, apelidada de “Feijão” pela marca que exibe.


Além do monitoramento científico e do trabalho de educação e conscientização sobre a conservação das baleias e do ambiente marinho, o Projeto, patrocinado pela Petrobras, também trabalha para capacitar profissionais e operadores de Turismo para a observação embarcada de baleias, uma atividade sustentável que gera emprego e renda em diversas comunidades do litoral baiano e que pode ser realizada também em

Salvador, através da operadora SharkDive, parceira do Projeto.


Quem visitar a exposição também poderá acompanhar um pouco do trabalho de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte no ponto fixo instalado no alto do Farol da Barra, fruto de uma parceria com o Museu Náutico que vem ajudando a ampliar o conhecimento sobre as baleias na região. Aos sábados, a equipe do Projeto realiza uma

palestra para contar um pouco mais da vida das baleias e do trabalho de pesquisa aos visitantes.


A exposição Baleias Urbanas Soteropolitanas fica no Museu Náutico da Bahia até final de outubro, devendo após ser exibida em outros locais da capital e região.


0 comentário

Comments


bottom of page