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Saiba tudo sobre Sinalizações de Regata e bandeiras náuticas

Quem participa de regatas, seja em qualquer lugar do mundo, está acostumado com uma sinalização específica, que comunica aos competidores e ao público em geral o que está acontecendo em cada momento das provas. O Mar Bahia conversou com a Oficial de Regatas baiana Marione Macário, que explicou de que forma funciona esse Código Internacional de Sinais. Confira:

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As sinalizações de uma regata começam ainda em terra. Elas são:


  • Toda sede de um evento (regata), tem que ter um mastro de sinalização em terra e um quadro de aviso. No mastro em terra nos comunicamos através de sinalizações com as bandeiras.

  • Lima: (um aviso foi publicado no quadro de avisos).

  • Recon: (as regatas estão retardadas. A Recon pode subir só, assim quando ela for arriada faltará o tempo descrito na IR, normalmente 60 minutos. Também poderá subir ou arriar para uma ou mais classe, assim expondo a bandeira da classe junto. Ou ainda subir ou arriar com um galhardete numérico, informando que a regata estará retardada por um determinado tempo de acordo com o número do galhardete, normalmente 1 ou 2 horas. E quando não houver condições de ir para água por qualquer que seja o motivo, é hasteada Recon sobre Alfa (informando que naquele dia não haverá mais regatas, e que as regatas não disputadas poderão ser disputadas em outo dia).

  • November: em terra pode ser hasteada com a Alfa para informar que as regatas que ainda não foram disputadas, estão anuladas e não serão mais disputadas (normalmente usada no último dia do evento, quando não se tem mais nenhum dia para a competição).

  • Yankee: sinaliza o uso obrigatório de dispositivo de flutuação pessoal.


Sinalizações na Água:

A CR (Comissão de Regata) poderá sinalizar no mastro do barco da CR:

  • Recon: retardando a regata e o procedimento será retomado 01 minuto após a Recon ser arriada. (com 02 sinal sonoro ao subir e 01 ao ser arriada).

  • Recon sobre Hotel: (as regatas estão retardadas, novas sinalizações serão feitas em terra), assim todos devem voltar para a sede do evento e aguardar uma nova sinalização no mastro de terra. (com 02 sinal sonoro).

  • Recon sobre Alfa: Quando não há condições de ter regata (as regatas que não partiram estão adiadas e hoje não haverá mais regatas). (com 02 sinal sonoro).

  • Lima: aproxime-se ao alcance da voz (Poderá ter um quadro de aviso informando rumo da 1ª marca, percurso, waypoint... ou uma informação falada, porem pouco usado), ou siga-me, caso a CR esteja em movimento (Isso quer dizer que a CR vai se movimentar ou mudar de raia). (com 01 sinal sonoro ao ser içada).

  • Laranja: ainda não é regra, mais está em teste e informa que em 05 minutos será iniciada a sinalização de largada.

  • Sinal de Atenção (ao subir informa que falta 05 minutos para largar e ser arriada informa que foi dada a largada) (com 01 sinal sonoro).

Classe: Normalmente usa uma bandeira com o emblema da classe que vai largar, ou uma cor sinalizando um grupo ou uma determinada classe de acordo com a IR.


  • Preparação: ao subir informa que faltam 04 minutos para largar, e ao ser arriada falta 01 minuto para largar, (com 01 sinal sonoro). Elas são:

  • Papa: ao largar escapado poderá voltar por qualquer lugar, aquele que não retornar será classificado como OCS; (por aqui ainda usada em Regatas de Clubes)

  • Índia: se qualquer parte do casco, tripulante ou equipamento de um barco estiver além da linha de largada ou um dos seus prolongamentos, durante o minuto que antecede o seu sinal de largada, antes de largar ele deve retornar para o lado de pré largada da linha, cruzando por um dos seus prolongamentos. E os que não voltarem serão classificados como OCS; (Por aqui pouco usada, as vezes em Campeonatos de Windsurf).



As próximas bandeiras de Preparação funcionam da seguinte forma: nenhuma parte do casco, tripulante ou equipamento de um barco poderá estar no triangulo formado pelas extremidades da linha de largada e a 1ª marca de percurso durante o minuto que antecede o seu sinal de largada;


  • Zulu: o barco que infringir esta regra e for identificado, receberá, sem audiência, a Punição de Pontuação de 20%. Ele deve ser penalizado mesmo que a regata tenha nova largada ou for novamente disputada, mais não será punido se a regata for retardada ou anulada antes do sinal de largada. Se o barco for novamente identificado em largada subsequente daquela regata, ele receberá mais uma Punição de Pontuação de 20%. (regra pouco usada, por aqui só em Campeonato da Classe Snipe). Sua classificação será ZFP.

  • Uniform: se um barco infringir esta regra e for identificado, ele será desclassificado sem audiência, más poderá re-largar se a regata tiver nova largada ou for posteriormente disputada. (muito usada, principalmente em Campeonatos). Sua pontuação será UFD.

  • Preta: se um barco infringir esta regra e for identificado, ele será desclassificado sem audiência (BFD), mesmo que a regata tenha nova largada, que seja posteriormente disputada, mas não se a regata é retardada ou anulada antes do sinal de largada. Se for sinalizada uma chamada geral ou se a regata for anulada após o sinal de largada, a CR deve expor o seu numeral antes do próximo sinal de atenção para aquela regata e se a regata tiver nova largada ou for novamente disputada ele não deverá participar. Se participar sua desclassificação não poderá ser excluída do cálculo de seu resultado na série (DNE). (Usada como última opção em uma regata).

  • X-Ray: Chamada Individual

  • o Quando no momento do sinal de largada um barco, qualquer parte do seu casco, tripulação ou equipamento estiver do lado do percurso da linha de largada ou está sujeito a regra da bandeira Índia, a CR deve expor a bandeira X com um sinal sonoro. A bandeira deverá ficar exposta até todos os envolvidos retornarem completamente para o lado de pré-largada da linha, mas não mais que 04 minutos ou como descreva a IR.

  • 1ª. Substituta: Chamada Geral

  • o Se no momento do sinal de largada, a CR não conseguir identificar os barcos que estiverem no lado do percurso da linha de largada ou para os quais se apliquem o triangulo formado pelas extremidades da linha de largada e a 1ª marca ou se houver erro no procedimento de largada, a CR poderá sinalizar uma chamada geral com dois sinais sonoros. O procedimento para a nova largada será realizado 01 minuto após a 1ª Substituta ser arriada com um sinal sonoro.

  • Yankee: Uso obrigatório do dispositivo de flutuação pessoal (usado quando a CR acha necessário o uso do mesmo, ela é sinalizada antes do procedimento de largada), (Com 1 sinais sonoros).

  • Mike: Eu sou a marca, a marca original desapareceu. (Com vários sinais sonoros curtos)

  • Charlie: A posição da próxima marca foi alterada. (Com vários sinais sonoros curtos)

  • November: Todas as regatas iniciadas estão anuladas, usada com uma classe especifica, valerá apenas para a classe sinalizada. Retornem para a linha de partida. (Com 3 sinais sonoros)

  • November sobre Hotel: Todas as regatas estão anuladas, novas sinalização serão expostos em terra. (Com 3 sinais sonoros)

  • November sobre Alfa: Todas as regatas estão anuladas. Hoje não haverá mais regatas. (Com 3 sinais sonoros)

  • Sierra: O percurso foi encurtado, a linha de chegada é aqui. (Com 2 sinais sonoros)

  • Azul: Este barco da CR está pronto para a chegada.



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