top of page

Temporada de cruzeiros 2025/2026 deve atrair mais de 260 mil turistas à Bahia

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • 8 de out.
  • 2 min de leitura

Com o maior número de atracações de cruzeiros entre os estados do Nordeste previsto para esta temporada, a Bahia já recebeu, nesta quarta-feira (8), o primeiro navio que marca o início da temporada 2025/2026 no litoral baiano.


O luxuoso Scenic Eclipse, com capacidade para 228 passageiros, atracou esta manhã no Porto de Salvador, onde foi recepcionado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Durante o período, mais de 260 mil cruzeiristas devem desembarcar nos portos da capital e de Ilhéus, além de operações em Porto Seguro e Itacaré, com a injeção 26 milhões de dólares na economia.


Foto: Amanda Ercília
Foto: Amanda Ercília

O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, destacou que a Bahia tem se consolidado como importante polo de cruzeiros marítimos do Brasil, com Salvador apresentando crescimento no embarque de passageiros. “Na temporada 2024/2025, embarcaram no Porto de Salvador mais de 13 mil cruzeiristas, superando o período anterior. Nesta temporada, nossa expectativa é de um incremento de mais de 30% de passageiros embarcados na capital, o que significa maior tempo de permanência na cidade e mais receita. A Bahia já é o destino com a maior atração de cruzeiros marítimos do Norte e Nordeste”, pontuou.


Vindo da Europa, o navio fez escala em Recife antes de aportar na capital baiana e segue viagem rumo ao arquipélago de Abrolhos. A Bahia é o estado do Nordeste que vai concentrar o maior número de escalas. Dados atualizados pela Autoridade Portuária Federal na Bahia – Codeba, responsável pela administração dos portos públicos, confirmam 80 escalas. Sendo 62 e Salvador e 18 em Ilhéus.

 

“Tanto Salvador, quanto Ilhéus apresentam vantagens inegáveis em relação a outros destinos turísticos. Quando os turistas chegam, desembarcam já no local das atrações. Em Salvador, desembarca na frente do Mercado Modelo, no coração do Centro Histórico e não precisa fazer grandes deslocamentos”, destaca o diretor-presidente da Codeba, Antonio Gobbo, ao explicar todo o trabalho realizado nos portos. “É uma operação tranquila, com todo o suporte de segurança e a presença constante da Polícia Militar, o que garante uma experiência positiva para quem visita a cidade”.


Expectativa


Segundo dados da Setur-BA de 2024/2025, durante a primavera e o verão o turismo movimentou mais de R$ 23 bilhões na economia do estado. Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista da pasta, Patrícia Seabra diz que nesta temporada a Bahia será o destino do nordeste com maior número de paradas de embarcações marítimas. 


 

Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page