top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Tudo pronto para mais uma edição da Regata Aratu-Maragojipe

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Embarcações de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e muitas outras que irão se misturar em um grande cortejo náutico independente, se preparam para zarpar neste sábado (26), a partir das 10h, na Regata Aratu-Maragojipe 2023.

Foto: Site Mar Bahia

A programação intensa tem início nesta quinta-feira (24), com a Reunião de Comandantes no Aratu Iate Clube, a partir das 19h, com as inscrições eletrônicas sendo encerradas à 0h no site oficial www.aratumaragojipe.com.br.


Veja também:


Já no dia 25/08, a partir das 19h, é realizada a cerimônia de abertura do evento, reunindo velejadores, autoridades, patrocinadores, imprensa e convidados em uma grande confraternização pré-regata, com direito a show exclusivo do cantor Alexandre Leão. No dia 26/08, a partir das 9h30, três largadas estão previstas dentro da Baía de Aratu, para as diferentes classes. (Veja aqui as Instruções de Regata).

Foto: Site Mar Bahia

Além de um percurso histórico e exuberante de cerca de 30 milhas, a regata, tecnicamente, também tem os seus aspectos diferenciados. "A Aratu-Maragojipe tem suas particularidades em sua parte técnica, principalmente a apuração de resultados, que requer um cuidado muito grande, sobretudo pela quantidade de embarcações. Há alguns anos, foi adotado o adesivo com o número identificador do barco, o que facilitou um pouco o trabalho, mas ainda assim é um trabalho grande. A separação dos barcos que estão realmente competindo e os que seguem cortejo fora de regata, filtrar isso na sumula é um desafio vital para o êxito da competição. Aguardamos todos na raia e esperamos ter um lindo evento nas águas da Baía de Todos-os-Santos e Rio Paraguaçu", declara André Costa, gerente técnico da regata.


Os mais de 100 inscritos na competição enfrentarão diferentes condições climáticas em uma navegação de mar e rio, além de uma topografia completamente diversa ao longo do evento que se começa no ínício da manhã e vai até o entardecer - cada um no seu ritmo e dentro das especificações técnicas de cada barco e suas tripulações.

Foto: Site Mar Bahia

Ainda dentro da programação, o diretor de Vela do Aratu Iate Clube, Moacyr Montenegro Jr., destaca uma alteração importante no formato do receptivo. "É chegada a hora da 54ª Regata Aratu-Maragogipe. Contagem regressiva para um dos eventos náuticos mais esperados do ano. Expectativa melhor não há. Mais de 100 barcos inscritos, sendo dezenas advindos de outros estados, um sucesso garantido. Uma pequena alteração do formato ocorrerá este ano, com a realização da festa de premiação na sede da Fundação Vovó do Mangue, na praça central da cidade de Maragojipe. Haverá transporte disponível para os velejadores entre o pier e o local da premiação. A mudança visa uma melhoria na estrutura da premiação, além de integrar, ainda mais os velejadores com a festa de São Bartolomeu. O Aratu Iate Clube deseja bons ventos a todos os participantes!".


A Aratu-Maragojipe conta com o patrocínio master da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), especial patrocínio da Prefeitura de Simões Filho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador, do SAC Náutico de Salvador e da EMBASA. Conta ainda com o patrocínio da SOCICAM Náutica e Turismo, B1 Tintas, Dismarmogran Mármores e Granitos e da MI Marine Assistência autorizada Marine Express. Especial apoio da Prefeitura de Maragojipe, do ICMBio, da Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape e da Associação de Saveiros Vela de Içar da Bahia.


Apoio Institucional da Marinha do Brasil, da Capitania dos Portos da Bahia, da Associação Náutica da Bahia, da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB), da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA) e da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO). Apoio de mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia, da Revista Let´s Go Bahia, do Programa A Bordo da Rádio Metrópole FM e da Bahia Marina.


0 comentário

Comments


bottom of page