top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

A especial arte de reproduzir embarcações em miniatura

É de Jaguaripe, um dos municípios com maiores vocações náuticas da Baia de Todos os Santos, que vem o artesão Ubiraci Portugal. Com 39 anos, ele conta ao Mar Bahia que a arte de esculpir barcos em miniatura começou desde cedo, quando ainda era criança e via o pai comandar os tradicionais saveiros - hoje em extinção.

Foto: Site Mar Bahia

"Quando criança eu brincava no rio, soltando barquinhos, daí fomos crescendo e a brincadeira virou coisa séria. Hoje é uma fonte de renda para mim e minha família. O saveiro de Vela de Içar é o mais procurado, mas podemos reproduzir qualquer modelo de barco e em qualquer escala. Tudo é minucioso e cuidado para ter a melhor qualidade possível", declara Mestre Bira, como é mais conhecido. As réplicas variam de R$70,00 a 500,00, em média, a depender do modelo.


Veja também

Foto: Site Mar Bahia

Sua base da criação é madeira de Pau Paraíba, cola, lixa e tinta. Mas, ele faz questão de ressaltar a preocupação com o meio ambiente, destacando que toda a madeira utilizada é sustentável. Atualmente, Bira dá aulas na Escola Naval de Maragojipe, onde ensina a alunos de 16 a 30 anos. "Tenho um projeto da prefeitura de Jaguaripe e apoio do Viva Saveiro para continuar transmitindo esse saber. Quem tiver interesse pode entrar em contato e visitar o projeto. Parcerias são sempre bem-vindas", completa.


A arte do nautimodelismo é uma das mais antigas da humanidade, sendo usada para diversas finalidades. Atualmente, a modalidade se divide em duas classes: o modelismo navegável e estático. Ficou interessado em saber mais ou conhecer estas verdadeiras obras de arte? Entre em contato com Mestre Bira através de (71) 99901–9215 ou biraportugalartes@gmail.com


Confira mais sobre o trabalho de Mestre Bira


0 comentário
bottom of page