top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

A festa é de Yemanjá

Há quase 100 anos anos, no dia 2 de fevereiro, é comemorada no mar da Bahia a "Festa de Yemanjá". No ano passado, porém, a prefeitura de Salvador, pela primeira vez, trocou o nome da festa para "2 de Fevereiro", gerando protestos e uma ação no Ministério Público, que este ano, já garantiu a realização da festa como o seu nome original, em homenagem à Rainha do Mar.


Veja também:

Foto: Site Mar Bahia

O compromisso foi estabelecido ontem (16), na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em conjunto com o Ministério Público estadual. Com isso, a Secretaria de Comunicação Municipal (Secom), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur) deverão manter o nome tradicional da festa em todas as peças de divulgação físicas e digitais, assim como nas ações de fomento à cultura e ao turismo relativas à data.


Conforme o MP, a "Festa de Iemanjá" se trata de uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira com origem associada ao candomblé, além de ser considerada patrimônio imaterial de Salvador. Por isso, a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta tem como objetivo a “proteção do patrimônio histórico e cultural, notadamente no âmbito da publicidade promovida pelo Município de Salvador voltada aos festejos populares tradicionais”. 


0 comentário
bottom of page