top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Burocracia: Aleixo Belov é obrigado a cortar mastro histórico para implantar no Museu do Mar

A notícia é, literalmente, de cortar o coração. Em fase final da construção do tão sonhado Museu do Mar, o navegador Aleixo Belov viu-se diante de um dilema. Após transportar o veleiro "Três Marias" (onde deu três Voltas ao Mundo) para o vão central dentro do museu, precisou cortar o mastro da embarcação, a fim de obedecer a uma norma técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que apesar de ter verbalizado a concessão ao navegador, posteriormente não permitiu que o mastro ultrapassasse o teto da casarão.

Foto: Aleixo Belov

Veja também:


"Somando o tempo de projeto e obra, já estávamos esperando por mais de um ano a liberação para passar com o mastro do Três Marias pelo telhado do museu. O IPHAN liberou verbalmente e depois negou por escrito. Por isso, fui forçado a mutilar o mastro que sobreviveu a todos os temporais em todos os oceanos, e veio a sucumbir à caneta da equipe do IPHAN. Cortei o mastro, reduzindo o tamanho dele em 3,5m, com muita dor no coração", declara Aleixo.

Ainda de acordo com ele, os três metros cortados do mastro devem ficar expostos ao lado do veleiro, com uma placa explicando toda a história. Em razão do Coronavírus, o Museu do Mar ainda não tem previsão para ser inaugurado. Até lá, confere as novidades no perfil do casarão no Instagram.


1 comentário

1件のコメント


Emanuel Mendonça
Emanuel Mendonça
2020年11月30日

Absurdo impressionante obrigar o grande navegador "baiano" , criador e patrocinador do MUSEU DO MAR no Largo se Santo Antônio, a cortar o mastro do barco que deu três voltas ao mundo simplesmente para atender a vaidade de técnicos locais do IPHAN, num incrível surto de estupidez e falta de respeito a quem está doando à Bahia e ao Brasil um importante marco da história recente da navegação! Uma vergonha!! Contando isso na Europa ou nos Estados Unidos, ninguém vai acreditar! Devemos pedir desculpas a ALEIXO BELOV por tamanha barbaridade!!!

いいね!
bottom of page